Poeirão prejudica saúde e desempenho escolar de crianças de Juatuba (vídeo)

Reclamação de pais de alunos foi tema de denúncia à TV Record

0
149

Já são várias edições do Jornal de Juatuba e Mateus Leme que a reportagem aborda a luta dos moradores por melhores condições de infraestrutura. As ruas de terra geram muita poeira e, no período de chuva, os buracos se transformam as vias em cenários abandonados. Esta semana, os moradores acionaram o jornal novamente e relataram que os problemas continuam os mesmos, com um fato ainda mais agravante, o prejuízo à saúde das crianças e evasão escolar, em decorrência de doenças respiratórias.

Imagens registradas por moradores de Juatuba mostram ônibus escolares tomados por poeira, devido à má conservação das vias da cidade. Pais de alunos encaminharam o vídeo com a denúncia para a reportagem, alegando que além do incômodo, a maior preocupação é com os problemas de saúde para as crianças que dependem do transporte para ir à escola. “É uma situação recorrente, principalmente em época de seca, e nada é feito. Não só a situação da poeira, mas também que a cidade fica suja. E quando não é poeira, é barro, quando está chovendo”, disse o denunciante.

Em entrevista ‘a reportagem, José Alves, pai de outro aluno da rede municipal revela que a situação para os estudantes dentro dos ônibus escolares está insustentável. José afirma que os veículos estão todos sucateados, com portas e janelas problemáticas, que já não protegem os passageiros da poeira intensa das ruas de terra da cidade. “O meu filho está sem ir à escola, justamente em decorrência de uma crise asmática séria, devido a poeira intensa, que invade os coletivos”, enfatiza.

Já a mãe do garotinho que tem apenas oito anos, afirma que a camisa branca de uniforme chega da escola encardida, de tanta poeira. “A lavagem dos uniformes é diária, e a grande parte está encardida devido à terra vermelha impregnada no tecido, que se mistura com o suor do meu filho. É muito triste ver o descaso do poder público com os nossos pequenos”, pontua Maria Aparecida.

Um dos vídeos que circulou nas redes sociais mostra um ônibus escolar envolto em poeira, com a parte interna cheia de alunos. Revoltado, o cidadão que grava o vídeo critica a administração e diz em tom de sarcasmo que “as crianças descem do coletivo cuspindo tijolos, de tanta terra que engolem durante o trajeto”.

Dentre as críticas do vídeo, outro internauta diz que a situação não é caso de risos e” sim de saúde pública”. O tema gerou tanta repercussão, que acabou sendo exibido em uma reportagem da TV Record, que procurou a prefeitura, mas não obteve justificativa plausível para o transporte negligente de alunos.