A Páscoa está chegando e já tem gente se perguntando como fazer para não deixar a data passar em branco. O preço dos ovos de Páscoa aumentou 37,8% neste ano, em comparação com 2022, conforme levantamento realizado pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme em supermercados da região. A diferença de valores entre os sites consultados, chega a 230% para o mesmo produto.
Entre os diferentes produtos de Páscoa, o que menos apresentou diferença nos preços foram os bombons, com 60% de oscilação. Os tabletes de chocolate tiveram variações de até 99%. Na comparação com os valores do ano passado, os bombons ficaram 17% mais caros e os tabletes 5,4%.
Na pesquisa, o caso mais extremo foi um ovo de Páscoa de 215g, com preço de R$ 129 em um supermercado e R$ 59,90 em outro. Um pacote de um quilo de bombons não sortidos, de uma marca popular, está sendo vendido por R$ 64,90 em um mercado e R$ 47 em outro.
A reportagem calculou o valor médio por quilo dos três produtos com base nos preços levantados na pesquisa. Os ovos de Páscoa saem em média a R$ 350, o quilo; os tabletes, R$ 78, o quilo e os bombons, R$ 132, o quilo.
Pela oscilação e alta nos preços, o consumidor já percebeu que precisa usar a criatividade na hora de celebrar a Páscoa e a substituição dos ovos é uma tendência. Por isso, nos dois últimos anos, apenas 10% dos consumidores optaram pelo ovo de chocolate industrializados e, para equilibrar o bolso, devem recorrer a ovos artesanais, caseiros e feitos sob encomenda.
Com preço médio de R$ 132 o quilo, contra R$ 350 dos industrializados, os ovos artesanais já representam quase a metade do volume consumido. Segundo levantamento da Kantar, o consumidor costuma comprar, em média, 500 g dos produzidos a mão e embalagens de 390g dos industrializados.
O estudo registrou também a manutenção da tendência de aumento de consumo de ovos de chocolate, num cenário de retorno à rotina social e dos encontros em família e amigos.