Prefeitura contesta e afirma que não há 622 comissionados na administração

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A Prefeitura de Juatuba emitiu um comunicado em sua rede social oficial esta semana, contestando informações divulgadas em reportagem da última edição do Jornal de Juatuba e Mateus Leme, que utilizava dados extraídos do Tribunal de Contas do Estado. Segundo a publicação do município, “houve um equívoco” e não há “622 comissionados como foi dito”. A nota afirma que há “170 cargos comissionados que trabalham para o desenvolvimento da nossa cidade”. 

A administração também enfatiza por meio do comunicado, que o número usado na reportagem inclui “todos os contratados como médicos, enfermeiros, professores e agentes, que são essenciais para o funcionamento da prefeitura, incluindo aqueles que estão substituindo servidores em licença médica”. 

A publicação finaliza afirmando que a atual administração “eliminou 29 cargos comissionados de forma definitiva”. 

Servidores estão listados como comissionados 

A reportagem do Jornal de Juatuba e Mateus Leme esclarece que a matéria foi baseada em dados disponíveis no site www.capmg.tce.mg.gov.br, que registra 622 funcionários do município contratados como CRA – Comissionados  de recrutamento amplo.  O cargo de comissão de recrutamento amplo é de ocupação transitória. O titular é nomeado em função da relação de confiança existente entre ele e a autoridade que o nomeia. 

Segundo o artigo 37, inciso V, da Constituição Federal “V – as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento”.