Professor de Ensino Religioso tem imagem usada em conta fake

0
38

O professor de Ensino Religioso, Ivan Amorim, foi surpreendido na última semana, ao descobrir que sua identidade foi usada por uma conta falsa de WhatsApp. A fraude veio à tona após alertas da administradora do grupo de whatsapp Juatuba do Povo, que foi criado por ele.

Ivan conta que essa é uma prática que tem sido recorrente no município, mas nunca imaginou que seria alvo. “Há muito tempo estamos percebendo essa rotina de contatos falsos. Não sei quem está por trás disso. Eles criam esses perfis para tumultuar e obter informações. Já enfrentamos várias situações semelhantes, mas esta foi especialmente característica”, conta.

Ele relata que alguém cadastrou um número e utilizou a sua foto e nome. Em seguida, entrou em contato com Rose, a administradora do grupo político de whatsapp do qual ele participa. A pessoa que se passava pelo professor, pediu à Rose para ser adicionado no grupo, alegando que estava usando um número diferente, pois se tratava de uma estratégia para colher informações na rede social. 

“Ele, que se passava por mim, dizia que ia entrar lá como espião e iria instalar um boot e que era para me adicionar imediatamente como administrador, que depois iria explicar. Eu nem sei o que é boot ou algoritmo. Mas sei que é uma sensação muito estranha que nos deixa vulneráveis. Mas graças a Deus descobrimos a farsa à tempo,” desabafa.