Projeto Mais Vôlei de Mateus Leme leva treinamento gratuito para crianças e jovens da rede pública de ensino

0
70

Exemplo de como o esporte é bem recebido na comunidade escolar não falta: basta lembrar dos resultados positivos da Escola Estadual Joaquim Corrêa, de Juatuba, nos Jogos Escolares de Minas. Esporte e educação sempre são bem vindos na formação das crianças e, em Mateus Leme, o Projeto Mais Vôlei, uma iniciativa da secretaria de Esportes comandada por Cristiano Oliveira está na mesma direção do sucesso, oferecendo treinamento gratuito de voleibol para crianças e adolescentes. Para participar, os interessados devem ter entre 9 e 17 anos e estar matriculados e frequentes nas instituições de ensino do município. 

Segundo Cristiano, o programa pretende estimular desde cedo a prática esportiva e também influenciar positivamente na formação dos participantes que, por meio do esporte, desenvolvem hábitos como a disciplina e superação. “O objetivo é influenciar na formação do cidadão de maneira positiva buscando a inclusão social”, diz.

Cristiano salienta que os benefícios do esporte em equipe também são um dos pontos cruciais de desenvolvimento psicossocial. “Com a prática, é possível realizar o intercâmbio social, estimular a solidariedade, além de promover a aprendizagem em grupos e criar oportunidades de competição com a participação em eventos esportivos e culturais como torneios e campeonatos”. 

Socializar e descobrir talentos

Além dos benefícios que a prática esportiva proporciona, o projeto está criando oportunidades de descobrir talentos da cidade que podem se profissionalizar e elevar o nome de Mateus Leme no cenário nacional.

“Todo treinamento é especializado e conta com profissionais capacitados para estimular as habilidades e técnica dos participantes. As aulas são realizadas no Ginásio Poliesportivo Ospasa, nas segundas e quartas-feiras e com uma hora de duração, e opção de três horários diferentes para que as crianças conciliem estudos e a prática esportiva sem prejuízo de ambos”, explica Cristiano. 

Com 70 vagas iniciais, o gestor esportivo salienta que a intenção é expandir o Mais Vôlei para outros bairros e comunidades, beneficiando um número ainda maior de jovens”.