O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é também o marco do trabalho desenvolvido pela Mineração Usiminas para recuperar e proteger nascentes e que completou um ano. Em 12 meses, através do projeto Mina D´Água foram plantadas 6.600 mudas de espécies nativas, sendo todas de produção própria, do viveiro da mineradora. A área recuperada, equivalente a 7,40 hectares, recebeu proteção por meio de cercamento e combate às pragas.
Iniciado nas Áreas de Preservação Permanente da empresa, o projeto foi ampliado este ano e parcerias firmadas com os municípios permitiram iniciar a execução do “Mina D´Água” na comunidade de Ponta da Serra, na região da Serra Azul, e no Parque Ecológico da Barroca, em Igarapé. A reconstituição das matas ciliares reduz os riscos de secamento e depósito de materiais nas nascentes.
Além disso, a recuperação da biodiversidade do local preservado, com o plantio de árvores, favorece a criação de corredores ecológicos e o reabastecimento dos lençóis freáticos. “A partir da recuperação dessas áreas, queremos proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos, beneficiando diretamente as comunidades. Mais uma iniciativa com foco no futuro, que reforça o nosso compromisso com operações cada vez mais sustentáveis”, afirma o coordenador de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo.