Quadrinista Juatubense Victor Lopes participa da maior feira de quadrinhos da América Latina 

0
292

Neste final de semana, Belo Horizonte se transformará no epicentro da cultura dos quadrinhos com a realização da FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, ocorrerá até o dia 26, reunindo artistas, escritores e entusiastas do mundo dos quadrinhos. Entre os talentos presentes, está o juatubense Victor Lopes, de 23 anos. 

Além de escrever histórias em quadrinhos, Victor estuda Filosofia na UFMG, Cinema de animação e é empreendedor. Juntamente com o paulista Arthur Pigs, ele fundou o selo editorial de quadrinhos Anticomix, responsável por lançar quadrinistas no mercado. 

Selo que promove a liberdade e a inovação

Victor conta que a Anticomix surgiu com um propósito claro. “Temos como missão garantir por meio da liberdade artística, a realização de novas linguagens, visões alternativas do mundo e a aproximação dos leitores a universos geridos por quadrinistas brasileiros contemporâneos”, explica. 

Esse cuidado é refletido no catálogo da Anticomix que já conta com quatro títulos de destaque. O primeiro lançamento do selo foi “Thomas – A Vida em Cor de Rosa”, que acompanha a vida do personagem Thomas. “É um jovem preso em um emprego que odeia, lidando com um chefe insuportável e um psiquiatra charlatão mas, ao conhecer uma jovem, a história promete uma reviravolta que impactará os leitores”, explica.  Segundo Victor, o título foi um sucesso de arrecadação. “Alcançamos 173% da nossa meta na plataforma de financiamento coletivo Catarse”, comemora. 

Outra publicação é “O Melhor dos Piores”, uma coletânea de tiras humorísticas de Arthur Pigs, compilando criações do autor entre 2020 e 2022. A coletânea inclui ainda “O Drama de Rogério”, também de autoria de Arthur Pigs, e “C de Coração”, da mineira Aline Cristine, conhecida por sua página Cristirinhas, no Instagram. 

Com apenas seis meses de existência, a Anticomix já tem sido destaque em exposições pelo país. “Além da exposição da FIQ, vamos participar da POC CON em São Paulo, o maior evento de quadrinhos com temática LGBTQIAPN+ do país, que acontecerá nos dias 31 de maio e 1º de junho”, conta Victor. 

Para aqueles interessados em adquirir os produtos da Anticomix, basta acessar o site oficial da editora www.anticomix.com.br ou seguir a página @anticomixbr no Instagram. O trabalho autoral de Victor pode ser acompanhado em seu perfil @victor.lope.s.

Curta-metragem “Cápsula do Tempo” se passa em Mateus Leme 

A versatilidade de Victor Lopes não se limita aos quadrinhos. Ele também coordena, junto com o ator e professor Renato Novaes, o coletivo “Filmes Possíveis” que se prepara para lançar seu primeiro curta-metragem, “Cápsula do Tempo”. O filme acompanha os alunos da Escola Estadual Elias Salomão, de Mateus Leme,  que escreveram cartas que foram enterradas há 10 anos, nas qual retrataram suas memórias pessoais e históricas da região. “O tempo e as imagens geram reflexões sobre a própria realidade de Mateus Leme, protagonista secundária ao qual levaremos para as telas de festivais de cinema, assim que o filme for finalizado”, diz.