Representante do Boa Vista Futebol Clube pede ajuda dos vereadores para impedir tomada do campo no bairro

0
193

Na última semana, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme publicou uma reportagem sobre denúncia de moradores do bairro Boa Vista, afirmando que a prefeitura pretende assumir a manutenção do campo e controlar as partidas no local, como tem feito no estádio do Curumim.

Após grande repercussão da reportagem, o representante do Boa Vista Futebol Clube, Cláudio Lula, solicitou participação na tribuna da Câmara para pedir que os vereadores peçam à prefeitura que mantenha a posse do campo com a diretoria do time. Cláudio afirmou que o medo da comunidade é que a prefeitura proíba os treinos semanais do Boa Vista Futebol Clube e times da região, e também perder a mão de obra e material gasto com a construção da sede do time, que fica próxima ao campo.

Cláudio contou que em 1.946, o Boa Vista Futebol Clube recebeu como doação de um morador do bairro, o terreno para a construção de um campo de futebol. Segundo ele, o campo foi construído e mantido pela comunidade até 1.978, quando foi formalizado o CNPJ do time. A partir desta época, o senhor Zacarias, que fez a doação do terreno, reverteu a doação do terreno e doou um outro terreno, localizado no mesmo bairro, logo acima da igreja.

 “Esse terreno hoje continua sendo o campo do Boa Vista. Quando cheguei em Juatuba em 2021, o terreno estava completamente abandonado pela secretaria de esportes. Após a boa vontade da comunidade conseguimos reestruturar o campo”, conta.

O líder do time afirma que procurou a Secretaria de Esportes recentemente para solicitar a reforma geral do campo que, mesmo sendo mantido pela comunidade, precisava de algumas obras de manutenção. “A reforma foi negada pela secretaria e, diante da recusa, fizemos bingos e rifas para a reconstrução do campo, tanto que hoje os times são assíduos na utilização do local”.

Só promessas

Lula revela ainda que antes da pandemia, ele criou uma escolinha de futebol e que a mesma recebia auxílio da prefeitura apenas com a disponibilização de professor, mas que as atividades foram canceladas no período pandêmico e a prefeitura deixou de disponibilizar o professor.

Na tentativa de reativar o projeto, Cláudio procurou o Secretário de Esportes a época e entregou um planejamento completo para a reativação da escolinha. “O secretário prometeu recursos de R$50 mil por ano para a manutenção do projeto, além da reforma do campo. “Por mais que a gente tentasse, lutasse e conversasse com a Secretaria de Esportes, nada foi cumprido ou resolvido. Diante da recusa, a própria comunidade se empenhou novamente e começamos a escolinha que funciona até hoje. Quero destacar a ajuda do vereador Ted, que sempre teve atenção conosco”, conta.

Na raça

Outra recusa da prefeitura foi acerca do pedido de uma vistoria por um engenheiro, na estrutura da caixa d’água do bairro, que fica próxima ao campo de futebol. “A prefeitura sequer respondeu nosso pedido. Nós mesmos conseguimos um profissional independente, ele avaliou a estrutura e aprovou a construção da sede abaixo da caixa, tudo na raça. Temos todos documentos que vamos protocolar aqui”.

Descumprimento

O líder comunitário aponta ainda uma publicação do Diário Oficial do Município, datada de maio de 2016, mostrando que a empresa SSP Comércio e Indústria de Equipamentos LTDA, teria a obrigação de fazer a reforma e a reconstrução do campo após uma negociação da empresa com a prefeitura na época da prefeita Valéria, no entanto a obra não foi feita.

Problema sério

Cláudio conta que teve um diálogo positivo com a atual secretária de esportes, que é filha do prefeito e que a mesma prometeu os mesmos benefícios para a comunidade, no entanto não cumpriu e ainda causou um grande problema para os atletas amadores.

“Após nossas conversas, a secretária quer tomar o campo que sempre foi do Boa Vista Futebol Clube. Isso é um inconveniente grande, pois regularizamos toda documentação esperando que a prefeitura nos ajudasse, mas ela não empenhou em nada, foram apenas promessas de boca para fora. Eu sou lutador e guerreiro, mas sou humilde. Peço aos vereadores que evitem que isso ocorra. Não estamos impedindo ninguém de usar o campo, mas que ele seja administrado pelo Boa Vista Futebol Clube”, finaliza.