SAMU começa a funcionar em Juatuba e Mateus Leme no início de outubro

0
1062

O Secretário municipal de Saúde, Bruno Diniz, foi convocado à câmara de Mateus Leme para esclarecer como e quando começa a funcionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município. De acordo com o secretário, além de Mateus Leme, passaram a ser beneficiados com o atendimento Esmeraldas, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Florestal, Juatuba, Piedade dos Gerais, Bonfim, Mário Campos, Brumadinho, Crucilândia e Rio Manso, que responderão à Central de Regulamentação de Divinópolis, pertencente à microrregião de Betim.

A base de Mateus Leme que contará com uma Ambulância de Suporte Básico, motorista e técnico de enfermagem, poderá atender também Esmeraldas, Crucilândia, Bonfim, Juatuba e Brumadinho. A integração ao Consórcio custará ao município R$0,30 centavos por habitante, mensalmente, sendo que o restante das despesas será de responsabilidade do Estado e da União.

A previsão de início das operações, segundo Bruno, é no mês de outubro. “A previsão era que entrasse em pré-operação em 26 de setembro, mas posso afirmar que estará funcionando definitivamente no início de outubro. A base será inicialmente onde funcionava o Sine e a novidade é que o SAMU estará apto a transportar pessoas que estejam em estado grave para outros municípios”, revela.

Nesta semana, a equipe de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, visitaram todas as unidades de saúde dos municípios conveniados, inclusive as Unidades de Pronto Atendimento, para fazer um levantamento da estrutura de atendimento disponível. “Serão os próprios médicos e a equipe multidisciplinar que vai definir para onde os pacientes vão, de acordo com o estado de gravidade da saúde”, diz secretário.

Ao todo, a região contará com sete ambulâncias tipo suporte básico e outras três de Suporte Avançado. Vale ressaltar que Juatuba receberá uma unidade básica e outra unidade avançada, e contará com um médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, que atenderá toda região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 + seis =