Vereador Batata denuncia contratação de empresa fantasma pela prefeitura

Vice-presidente da Câmara publicou vídeo nas redes sociais mostrando que empresa de locação de ônibus contratada pela prefeitura, tem sede no mesmo endereço da empresa do Secretário de Administração, Fabrício Nuno Canguçu

0
488

Antes mesmo de a cassação da chapa Dr. Renilton e Andinho ser sacramentada sob acusação de abuso de poder econômico e irregularidades nas últimas eleições, o que deve acontecer na próxima semana, o chefe do executivo e o Secretário de Administração, Fabrício Nuno Canguçu, estão na mira da justiça. Os dois foram denunciados ao Ministério Público por suposta contratação de empresa fantasma, para benefício do próprio secretário e de outras pessoas ligadas à administração.

A denúncia foi feita junto ao Ministério Público pelo vice-presidente da Câmara, Wellington Batata, que também publicou as informações por meio de vídeo em suas redes sociais. Na denúncia, o parlamentar questiona a contratação da empresa Sudeste Brasil Cooperativa de Transportes, que faz a locação de ônibus para a prefeitura.

No entanto, o que o vereador diz ser “muito estranho” é o fato de a Sudeste Brasil Cooperativa de Transportes ter como subsidiária a Pederneira Engenharia e Construções LTDA que iniciou suas atividades em 2012 e está registrada no mesmo endereço de uma outra empresa, a Second Empreendimentos e Participações LTDA, da qual o Secretário de Administração Fabrício Nuno Canguçu é sócio administrador.

No vídeo, gravado em frente à sede das empresas, o vereador Wellington Batata questiona o motivo das duas empresas estarem funcionando no mesmo local.

“Estou aqui na Alameda do Ipê Amarelo, 157, no bairro Planalto, e aqui tem uma empresa de nome Pederneira Engenharia, e essa empresa tem ônibus locados para a prefeitura de Mateus Leme, que ficam à disposição da Secretaria de Administração, cujo gestor é Fabrício Nuno Canguçu. Só que esses ônibus, inclusive um de 45 lugares nunca foram vistos na cidade, a exceção de um dia em que eles fizeram uma viagem, que não sei se eles foram para a praia ou outro local”, revela Batata.

Mostrando as notas fiscais, de empenho e de pagamento para a empresa locadora dos veículos, assinadas pelo Secretário de Administração, o vereador afirma ser muito estranho duas empresas registradas no mesmo local, sendo uma em nome do secretário.

Uma das notas pagas pelo aluguel do ônibus placa DJE4C14, cuja contratação foi feita através de adesão a ata de registro de preços, tem o valor de R$19.940, segundo o parlamentar que salienta que a empresa não aluga apenas um ônibus, mas também outros veículos, além de máquinas utilitários. Batata afirmou que toda documentação já está no Ministério Público e que vai procurar a imprensa para denunciar os fatos.

Festa no endereço

Há dez dias, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme recebeu denúncia que foi enviada por meio de um vídeo, mostrando o veículo oficial da Câmara utilizado pelo líder do prefeito, o vereador Zé Ronaldo, estacionado na alameda Ipê Amarelo, em frente ao número 157, no bairro Planalto, por volta das 21h.  

Informações apuradas pela reportagem dão conta de que estava ocorrendo uma confraternização com churrasco, no mesmo endereço onde as empresas estão registradas. O evento, segundo moradores da região, contou com a participação do vereador Zé Ronaldo, do Secretário de Administração, Fabrício Nuno Canguçu, servidores comissionados e outros secretários da administração do Dr. Renilton.