SAMU entra em operação neste sábado em Juatuba e Mateus Leme

0
1042

A partir deste sábado (01), a área de atuação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) será estendida para 12 municípios localizados na Região de Saúde Centro de Minas Gerais.

O Serviço entrará em operação nas cidades de Juatuba, Mateus Leme, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Mário Campos, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.

Inicialmente esses municípios serão atendidos através de cinco bases descentralizadas, com duas Unidades de Suporte Avançado (USA), sediadas em Brumadinho e Juatuba, e cinco Unidades de Suporte Básico (USB), que ficarão nas bases de Bonfim, Brumadinho, Juatuba, Mateus Leme e São Joaquim de Bicas. A partir do mês de novembro o município de Esmeraldas também contará com uma Unidade de Suporte Básico (USB). Mais de 100 profissionais, que fizeram o processo seletivo, já estão devidamente capacitados e contratados para o atendimento à população.

A ampliação da área de cobertura faz parte do projeto da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), seguindo a Política Nacional de Atenção às Urgências (PNAU), com ênfase no aumento da cobertura do SAMU em Minas Gerais, que tem o objetivo de universalizar a assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O Investimento feito pelo Estado junto ao CIS-URG Oeste foi de R$ 6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais).

O Custeio será arcado inicialmente, em sua maior parte, pelo Estado de Minas Gerais e complementado com participação dos municípios através do contrato de rateio.

Número de telefone

O CIS-URG Oeste reforça que nesses novos municípios, durante a implantação do 192, o atendimento deve ser solicitado através do número alternativo (37) 3690-3292 ou por meio do aplicativo 192 Fácil, disponível nas lojas de aplicativos para celular, que permite a realização de chamadas via internet.

Estas alternativas de acionamento do SAMU deverão ser utilizadas temporariamente devido ao não cumprimento de prazos da empresa de telefonia Oi, responsável pelas ligações para serviços públicos de emergência e de utilidade pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dez − oito =