Projeto quer acabar com indicação para diretoras de instituições de ensino de Mateus Leme

Juatuba segue na contramão do Plano Nacional de Educação desde setembro do ano passado, quando os vereadores disseram não às eleições para diretores das escolas

0
221

Mateus Leme pode mudar o processo de escolha de diretores das escolas municipais que hoje é feito por nomeação e indicação do prefeito. Para seguir a meta Nacional do Plano da Educação, que garante critérios técnicos e a participação da comunidade escolar por meio de voto direto, já está na Câmara um projeto de lei que institui o processo democrático de escolha de diretores das instituições de ensino do município.

De acordo com a matéria, o mandato do diretor será de dois anos. Já as definições das regras detalhadas do processo, o calendário de votações e a definição do colégio eleitoral serão disciplinas posteriormente por meio de decreto. O projeto está nas Comissões de Legislação, Justiça, Redação e Educação, e deve ser discutido nos próximos dias.

Juatuba na contramão

Em setembro do ano passado, o mesmo tema foi discutido e votado na Câmara de Juatuba. Apesar da opinião contrária de educadores, do Sindicato dos Servidores Públicos e da população, acerca da mudança para escolha dos diretores das escolas municipais, a Câmara Municipal aprovou o projeto do prefeito Adônis Pereira que acabou com as eleições, permitindo que ele nomeie os dirigentes das instituições de ensino da cidade.

Com cinco votos a favor e três contrários, diretores das escolas serão escolhidos pelo prefeito e não pela comunidade. A modalidade de escolha dos diretores colocou fim às eleições que acontecem no município desde 2010, durante o primeiro mandato do prefeito Adônis e que sempre teve a participação de alunos, pais e professores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezoito − 17 =