Secretaria de Esportes quer assumir utilização do Campo do Boa Vista

Esportistas e lideranças comunitárias contestam decisão e querem espaço sob responsabilidade do time do bairro que está construindo sede no local

0
240

Mais do que entretenimento, as competições esportivas são tradicionais em Juatuba, movimentando centenas de jovens e adultos de toda cidade e região. E um dos destaques é o time do Boa Vista Futebol Clube, que mantém o campo da comunidade há pelo menos 15 anos. O tratamento da grama e conservação do local é feito pelos próprios atletas amadores e integrantes da comunidade, que são adeptos do verdadeiro futebol raiz.

O envolvimento com o esporte e o campo é tanto que a comunidade, literalmente, colocou a mão na massa e iniciou a construção da sede do time, com vestiário, sala de descanso e banheiro, sob a caixa d`água, que fica ao lado do campo. Segundo moradores do bairro, todo trabalho é feito por um pedreiro da comunidade, que acompanha o tradicional Boa Vista Esporte Clube desde sua fundação, e o mais importante: tudo é feito através de doações de materiais de empresários e esportistas, sem qualquer ajuda do poder público.

Revolta

O que revoltou a comunidade foi a decisão da Secretaria Municipal de Esportes, que anunciou que vai “tomar” o campo do Boa Vista da comunidade. Segundo moradores, esportistas e empresários, a prefeitura pretende assumir a manutenção do campo e controlar as partidas no local, como tem feito no estádio do Curumim, que foi emprestado para um time de Betim. O medo dos esportistas é que os atletas fiquem sem local para os treinos semanais do Boa Vista Futebol Clube, e também perder a mão de obra e material gasto com a construção da sede do time.

Pelas redes sociais o pedreiro que edificou a sede e um empresário do bairro, criticaram a proposta da Secretaria de Esportes, que nos últimos anos não fez qualquer intervenção no campo.

“A sede do Boa Vista Futebol Clube está sendo construída sob a caixa d`água e tudo que foi feito teve participação e ajuda da comunidade, que realizou bingos, arrecadação com parceiros, e tudo com recursos próprios. A Secretaria de Esporte nunca nos ajudou, no entanto, está querendo tomar conta do campo, que sempre foi e sempre será do Boa Vista”, disse o empresário em vídeo.

O pedreiro Divino Miguelão, se emociona ao mostrar que o campo em que ele jogou quando criança, está sendo reestruturado pela própria comunidade, sendo que ele mesmo, com sua mão de obra, pode contribuir com a edificação da sede do time.

“Nós queremos que o campo seja usado pela comunidade e não queremos confusão. Simplesmente queremos que todos possam utilizar e que a prefeitura nos ajude na manutenção e conservação. Queremos que o Boa Vista Futebol Clube tome conta do campo como sempre foi. Se está assim hoje, é pela boa vontade e luta da comunidade”, enfatizou.

Retomada do Curumim

Há alguns dias, os vereadores se queixaram na Câmara e pediram que a prefeitura dialogue com os times amadores da cidade, apresentando a planilha de ocupação do Campo do Curumim que foi cedido em empréstimo para um time de Betim. Segundo a reclamação dos times, eles estão sem local para treinar porque o time de Betim “monopolizou” o campo do Curumim.