Sem atendimento, gestantes de Juatuba e Mateus Leme têm de recorrer a Betim

1
620

Moradora de Mateus Leme, Aline Mendes, 29, está grá­vida e nunca conseguiu ser socorrida na cidade. “Tive alguns problemas de sangra­mentos pois o bebê está muito baixo desde o início da gestação. Estou com fortes dores e ouvi que aqui eles não podem fazer nada”, desa­bafa. No ano passado, Aline perdeu um filho na primeira gravidez e, por conta das sequelas, a segunda gestação também se tornou de risco. “Sempre tenho que depender de terceiros para me levar a Betim. Se ligo no pronto socorro daqui, quase nunca tem ambulância disponível, fora o trânsito”, ressalta.

O cenário vivido por Aline é conhecido na cidade e um problema que persiste há anos, mas segundo ela, a solução só fica na promessa. “O município hoje tem plena capacidade para ter uma maternidade completamente equipada para evitar que as gestantes sofram igual eu venho sofrendo, pois é desu­mano”, finaliza indignada.

Recentemente, o Secretá­rio de Saúde, Bruno Diniz foi questionado sobre a ausência de uma maternidade na cidade e como resposta à per­gunta do vereador Pretinho do Hospital, disse que “a mãe deve preferir uma materni­dade completamente equi­pada, para ter seu filho com segurança. Neste caso, a de Betim atende muito bem o município”, esquivou.

Bem nascer

Em Juatuba desde 2010 existe o Projeto Bem Nascer, executado em conjunto pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde. O projeto promete melhorar a qualidade de vida das ges­tantes, mas o acompanha­mento é feito apenas às mães cadastradas no Cadastro Único, do Governo Federal. As gestantes recebem o Kit Bem Nascer, fornecido a partir do sétimo mês de gestação, tendo como requisito, ter comparecido às consultas de pré-natal oferecidas pelo SUS. No entanto, o acompanha­mento não passa disso. O Jor­nal de Juatuba e Mateus Leme tentou contato com a Secreta­ria de Saúde, para falar sobre a ausência da maternidade no município, mas não conse­guiu retorno até o fechamento desta edição

1 COMENTÁRIO

  1. Eu já ganhei 2 filhos fiz o pré Natal aqui em juatuba sou cadastrada no cadastro único e só fui saber desse projeto bem viver pelo face, aqui não tem nem estrutura para as gestante, eu tinha que fazer os pra natais em Betim porque aqui não tem estrutura,nao ganhei nada de enxoval,pura mentira esse projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 + doze =