Semana da Consciência Negra é celebrada com programação especial em Mateus Leme

0
69

Para comemorar Dia Nacional da Consciência Negra, a Prefeitura de Mateus Leme está promovendo intensa programação que se estende até o próximo dia 29 e têm como destaque manifestações culturais e rodas de conversa.

Instituído oficialmente em 2011, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, foi celebrado este ano pela primeira vez como feriado nacional e é um marco para relembrar a luta contra a escravidão e conscientizar sobre o combate ao preconceito e ao racismo.

A programação começou com o projeto “Histórias para Liberdade”, na Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira que incluiu uma roda de conversa sobre as contribuições das populações afrodescendentes na formação da sociedade brasileira, além de uma oficina de produção de bonecas de pano abayomi, com Cristiane Mendonça de Oliveira, do setor de políticas públicas da equidade da Secretaria de Saúde do município.

A biblioteca também recebeu exposições culturais como “Dos pés ao mutuê: a “Umbanda” de Tat’etu Ximeango e o “Candomblé”, de Tat’etu Arabomi, promovendo reflexões sobre as matrizes africanas. A mostra permanece aberta até dia 29, das 8h às 17h.

Hoje, manifestações culturais brasileiras serão realizadas às 9h na Feira Livre Mário do Totonho, sob o viaduto da Rodovia MG-050.