O SENAR em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Cultura e Secretária Municipal de Saúde de Mateus Leme, realizou pela primeira vez na cidade de forma gratuita o curso de inseminação artificial. Após a conclusão do curso, o município conta agora com dez profissionais que estão aptos a realizar o processo de inseminação artificial.
A inseminação artificial é uma técnica de reprodução medicamente assistida que consiste na deposição artificial do sêmen nas vias genitais da fêmea. A técnica é muito utilizada na reprodução de animais de grande porte, sendo eles equinos e bovinos.
Utiliza-se em casos em que os espermatozoides não conseguem atingir as trompas ou simplesmente o indivíduo opta por esse procedimento. Consiste em transferir, para a cavidade uterina, os espermatozoides previamente recolhidos e processados, com a seleção dos espermatozoides morfologicamente mais normais e móveis.
De acordo com a prefeitura, a formação dos profissionais amplia o acesso ao processo de inseminação da cidade, garantindo o aumento efetivo no rebanho de produtores rurais e do agronegócio. Além disso, o município agora terá profissionais capacitados para realizar o processo, que até então era encontrado apenas em Belo Horizonte.
Para ter acesso ou contato dos profissionais que realiza o procedimento em Mateus Leme, basta contatar a Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Cultura ou a Secretária Municipal de Saúde pelos telefones (31) 3537-5800 ou (31) 3535-4333.