O texto do caderno de apresentação da ONG Toque de Vida, de Mateus Leme, diz que é “uma história repleta de esforço, de superação, dedicação e muito amor, de voluntários e amigos que sempre acreditaram que a prática do bem é o alicerce para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Criada a partir do sonho de vida de Eliana de Souza Silva, a Toque de Vida concretizou sua vontade de servir a Jesus Cristo, através do trabalho ao próximo. Para isso, a musicista nascida em Pará de Minas, não mediu esforços na busca altruísta de promover a inclusão social das crianças em vulnerabilidade social da cidade de Mateus Leme através da música”. Através dessa arte é possível conquistar a valorização do ser humano “por meio da educação de qualidade, através da formação ética, moral, intelectual e espiritual é possível criar condições para tornar as pessoas capazes de transformar a própria realidade em que estão inseridas”.
Desde muito jovem a musicista Eliana já se preocupava com os problemas sociais e percebia que a educação era o melhor caminho para prevenir a ociosidade, a criminalidade, o abandono e a violência. Após desenvolver várias atividades como voluntária em instituições sociais da cidade onde nasceu, ela deu início ao projeto de criar sua própria organização. A ideia ganhou vida e o apoio dos amigos foi fundamental para a criação da instituição. Foi assim, que em agosto de 2003 a Organização Não Governamental Toque de Vida foi registrada. As atividades do projeto foram realizadas em vários locais até que em 2004 a Toque de Vida conseguiu mais uma etapa do sonho de ter sua sede própria.
“O sr. Niceu Apolinário, prefeito de Mateus Leme na época, doou um terreno para a Organização. O projeto cresceu e as aulas de violino, flauta e violão passaram a ter fila de espera e a nossa alegria de servir ao bem, só aumentava. Com o passar do tempo e com tantas crianças os horários se tornaram insuficientes, e, com a participação de amigos uma sala exclusiva foi organizada para atender um maior número de crianças e adolescentes, disponibilizando um quadro maior de horários”, lembra a idealizadora da Fundação.
E foi graças a este primeiro passo que, desde o início desse ano a Toque de Vida está funcionando em sua sede própria, à rua Wilton Elias Salomão, 319, no bairro Nossa Senhora do Rosário.
Junto com a ONG desde o começo
A associação sobrevive de doações dos amigos da Toque de Vida e parcerias no âmbito público municipal. Os servidores da associação, como os professores são remunerados e a entidade conta com voluntários. “Gostaria de destacar a importância dos voluntários em nosso trabalho e ressaltar que quem puder se voluntariar ou desejar ajudar financeiramente a fundação pode entrar em contato conosco”, solicita.
Dificuldades e desafios
Eliana afirma que se for contar todas as dificuldades porque passou a Toque de Vida, vai haver choro. “Uma das nossas dificuldades foram os três arrombamentos na sede da associação este ano. Roubaram nossos instrumentos musicais, nossa instalação elétrica e causaram muitos danos”, lembra. Ao mesmo tempo, nossos principais desafios são de captação de recursos humanos e financeiros. A Toque de Vida necessita muito de pessoas e recursos financeiros para continuar suas ações, apesar de atualmente termos uma parceria com a prefeitura de Mateus Leme.
Muitos projetos em andamento e programados
Além da construção de sua sede própria, que foi viabilizada ano passado, a entidade realiza diversas atividades além da música, com o propósito de acolher e valorizar as crianças e jovens e arrecadar recursos para novos projetos que foram interrompidos devido à pandemia. Esse ano foi realizado o projeto Música Clássica nas Escolas, com apresentações nas escolas municipais e estaduais, com o objetivo de levar música instrumental clássica e infanto-juvenil para as crianças e adolescentes do município. Foram mais de cinco mil alunos participantes dessas apresentações.
Música, teatro, balé, cinema e palestras
Na sede da entidade são realizados cursos de violino, violão, violoncelo, canto e coral, teatro e ballet clássico e já atendidos mais de 800 alunos no espaço multimídia, com apresentação de filmes e palestras. A segunda mostra de filmes “Musica Linguagem da Vida” que abordou a expansão cultural através da educação musical contou com a presença de mais de 200 crianças e adolescentes. Na agenda do projeto, está marcado para o dia 2 de dezembro, às 20 horas, apresentação da orquestra Cordas que Tocam Vidas que realizará cantata de Natal na Igreja Matriz de Santo Antônio de Mateus Leme.