Toque de Vida valoriza crianças e adolescentes através da música e da promoção social

JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME entrevistou a idealizadora do projeto e atual diretora da entidade, Eliana de Souza Silva

0
500

O texto do caderno de apresentação da ONG Toque de Vida, de Mateus Leme, diz que é “uma história repleta de esforço, de superação, dedicação e muito amor, de voluntários e amigos que sempre acreditaram que a prática do bem é o alicerce para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Criada a partir do sonho de vida de Eliana de Souza Silva, a Toque de Vida concretizou sua vontade de servir a Jesus Cristo, através do trabalho ao próximo. Para isso, a musicista nascida em Pará de Minas, não mediu esforços na busca altruísta de promover a inclusão social das crianças em vulnerabilidade social da cidade de Mateus Leme através da música”. Através dessa arte é possível conquistar a valorização do ser humano “por meio da educação de qualidade, através da formação ética, moral, intelectual e espiritual é possível criar condições para tornar as pessoas capazes de transformar a própria realidade em que estão inseridas”.

Desde muito jovem a musicista Eliana já se preocupava com os problemas sociais e percebia que a educação era o melhor caminho para prevenir a ociosidade, a criminalidade, o abandono e a violência. Após desenvolver várias atividades como voluntária em instituições sociais da cidade onde nasceu, ela deu início ao projeto de criar sua própria organização. A ideia ganhou vida e o apoio dos amigos foi fundamental para a criação da instituição. Foi assim, que em agosto de 2003 a Organização Não Governamental Toque de Vida foi registrada. As atividades do projeto foram realizadas em vários locais até que em 2004 a Toque de Vida conseguiu mais uma etapa do sonho de ter sua sede própria.

“O sr. Niceu Apolinário, prefeito de Mateus Leme na época, doou um terreno para a Organização. O projeto cresceu e as aulas de violino, flauta e violão passaram a ter fila de espera e a nossa alegria de servir ao bem, só aumentava. Com o passar do tempo e com tantas crianças os horários se tornaram insuficientes, e, com a participação de amigos uma sala exclusiva foi organizada para atender um maior número de crianças e adolescentes, disponibilizando um quadro maior de horários”, lembra a idealizadora da Fundação.

E foi graças a este primeiro passo que, desde o início desse ano a Toque de Vida está funcionando em sua sede própria, à rua Wilton Elias Salomão, 319, no bairro Nossa Senhora do Rosário.

Junto com a ONG desde o começo

A associação sobrevive de doações dos amigos da Toque de Vida e parcerias no âmbito público municipal. Os servidores da associação, como os professores são remunerados e a entidade conta com voluntários. “Gostaria de destacar a importância dos voluntários em nosso trabalho e ressaltar que quem puder se voluntariar ou desejar ajudar financeiramente a fundação pode entrar em contato conosco”, solicita.

Dificuldades e desafios

Eliana afirma que se for contar todas as dificuldades porque passou a Toque de Vida, vai haver choro. “Uma das nossas dificuldades foram os três arrombamentos na sede da associação este ano. Roubaram nossos instrumentos musicais, nossa instalação elétrica e causaram muitos danos”, lembra. Ao mesmo tempo, nossos principais desafios são de captação de recursos humanos e financeiros. A Toque de Vida necessita muito de pessoas e recursos financeiros para continuar suas ações, apesar de atualmente termos uma parceria com a prefeitura de Mateus Leme.

Muitos projetos em andamento e programados

Além da construção de sua sede própria, que foi viabilizada ano passado, a entidade realiza diversas atividades além da música, com o propósito de acolher e valorizar as crianças e jovens e arrecadar recursos para novos projetos que foram interrompidos devido à pandemia. Esse ano foi realizado o projeto Música Clássica nas Escolas, com apresentações nas escolas municipais e estaduais, com o objetivo de levar música instrumental clássica e infanto-juvenil para as crianças e adolescentes do município. Foram mais de cinco mil alunos participantes dessas apresentações.

Música, teatro, balé, cinema e palestras

Na sede da entidade são realizados cursos de violino, violão, violoncelo, canto e coral, teatro e ballet clássico e já atendidos mais de 800 alunos no espaço multimídia, com apresentação de filmes e palestras. A segunda mostra de filmes “Musica Linguagem da Vida” que abordou a expansão cultural através da educação musical contou com a presença de mais de 200 crianças e adolescentes. Na agenda do projeto, está marcado para o dia 2 de dezembro, às 20 horas, apresentação da orquestra Cordas que Tocam Vidas que realizará cantata de Natal na Igreja Matriz de Santo Antônio de Mateus Leme.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × dois =