Dois irmãos e um comparsa, integrantes de uma quadrilha especializada em extorsão mediante sequestro, foram presos esta semana, durante a operação “Ordinem”, que cumpriu mandados nas cidades de Mateus Leme e Juatuba.
De acordo com a Polícia Civil, apesar do trio ter sido preso em Juatuba e Mateus Leme, os crimes aconteciam nas regiões das cidades de Águas Vermelhas e Divisa Alegre, no Norte de Minas, e de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha.
Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão e três de busca e apreensão, sendo que o suspeito identificado como líder da organização criminosa e o seu irmão acabaram detidos em Mateus Leme. O terceiro suspeito estava em Juatuba.
O delegado Danilo Fernandes Souza, responsável pelas investigações, explica que a prisão terá grande impacto na região onde os crimes eram cometidos, já que eles são responsáveis por vários delitos que aterrorizaram moradores e trabalhadores que passavam pela região.
“Segundo investigações, o grupo é responsável por dezenas de crimes de roubo de cargas avaliadas em milhões, homicídios, tráfico de drogas e extorsões mediante sequestro, que, além de lesar o patrimônio das vítimas, causa consequências ao psicológico das mesmas”, destacou o responsável pela investigação.
Ainda conforme o delegado, as investigações continuam. O objetivo é levantar novas informações dos crimes que já estão sob apuração e, também, identificar a possível participação de outros envolvidos.
A Polícia Civil explicou ainda que o nome da operação significa “ordem” em latim, uma vez que este seria o objetivo buscado pela instituição policial com as prisões. Essa fase da operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento Estadual de Operações Especiais.