Unidade do SAMU recebe nome de Cândido Ferreira da Silva, o “Candico da farmácia”

0
180

No início deste mês o serviço do SAMU entrou em operação em Mateus Leme, passando a integrar a área de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste). Para nomear a unidade do SAMU, o prefeito Dr. Renilton Coelho encaminhou ao legislativo um Projeto de Lei que denomina a base descentralizada com nome de Cândido Ferreira da Silva (Candico). O Projeto foi aprovado nesta semana por unanimidade.

Cândido Ferreira da Silva, mais conhecido por todos como “Candico”, foi um personagem muito querido da história de Mateus Leme. Ele nasceu em Itaúna, mas foi em terras mateuslemenses que criou sua família e construiu seu legado no ramo farmacêutico.

Na década de 70, Candico era o dono da única farmácia da cidade. Considerado profissional da família, era respeitado e querido, orientava as pessoas com responsabilidade e honestidade, aplicando seus conhecimentos em prol da saúde da comunidade. De acordo com populares, Candico na maioria das vezes papel de médico e ajudou salvar vidas e curar enfermidades.  Com dinheiro ou “fiado” ninguém que o procurava saia sem o medicamento, era tudo anotado na “caderneta”, sem avalista.

O farmacêutico era tido como homem simples e caridoso e faleceu em 2008, aos 69 anos, mas ainda hoje é lembrado pela população pelos serviços prestados ao município. Sua farmácia continua funcionando na Praça da Matriz de Mateus Leme e até hoje é conhecida como “Farmácia do Candico”.

Segunda homenagem

Esta é a segunda homenagem póstuma que o farmacêutico recebeu. A primeira foi em agosto de 2020, no governo do ex-prefeito Júlio Fares. Na época, foi inaugurada a unidade de saúde Cândido Ferreira da Silva (Candico), que atende o bairro Mangabeiras e região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezessete − 14 =