Vaticano inicia processo de beatificação e canonização de Padre Libério

0
283

O Papa Francisco recebeu o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as causas dos Santos e, neste encontro, foi autorizada a promulgação do decreto das virtudes heroicas de Padre Libério, agora proclamado como Venerável Libério Rodrigues Moreira.

Libério Rodrigues Moreira nasceu em Lagoa Santa, em 30 de junho de 1884 e morreu em 21 de dezembro de 1980, em Divinópolis. Os seus pais eram de origem humilde e tiveram sete filhos, criados com dificuldades. Desde criança, Libério tinha que ajudar o pai guiando bois. Em 1902 a família mudou-se para Mateus Leme, onde Libério trabalhou como servente de pedreiro. Com vinte e dois anos, ingressou no seminário em Mariana, vindo a ser ordenado em 20 de março de 1916 pelo arcebispo Dom Silvério Gomes Pimenta.

Seu túmulo encontra-se na cidade de Leandro Ferreira, na Igreja Matriz de São Sebastião. Nesta cidade foi instalado um museu que conta parte de sua história. Por sua vida piedosa e por alguns milagres que lhe são atribuídos, é considerando popularmente como santo na região Centro-Oeste. Embora não estando canonizado, a sua sepultura é local de romaria e peregrinações. Recentemente tem sido organizado eventos visando angariar fundos para custear o processo de canonização do religioso.

A data de nascimento do religioso é recordada, anualmente, com um feriado municipal e diversas atividades são realizadas. Em 12 de março de 2016, o então bispo da Diocese de Divinópolis presidiu a missa em Leandro Ferreira, dando andamento ao processo de beatificação de Padre Libério, com presença de milhares de pessoas.