Caio Henrique Valente, triatleta de Juatuba, está entre os 500 primeiros do Ironman Brasil

0
118

Caio Henrique Valente, aos 36 anos, é um nome conhecido no cenário esportivo brasileiro. Nascido em Belo Horizonte, o atleta reside em Juatuba desde 2010, quando passou em concurso público na cidade. Ano passado, Caio se destacou ao completar o Ironman Brasil, uma das mais desafiadoras provas de triatlo do mundo, realizada em Florianópolis. A competição reuniu mais 1,8 mil atletas de 36 países e os participantes enfrentaram uma jornada de natação, ciclismo e corrida, testando ao máximo a resistência física e mental.

Infância e paixão pelo esporte

Ainda criança, Caio demonstrava interesse por diversos esportes, desde o taekwondo aos jogos de futebol. Essa paixão o acompanhou ao longo da vida, levando-o a se formar em Educação Física em 2009. Seu foco na corrida de rua se intensificou após a graduação e ele logo encontrou no triatlo um novo desafio a conquistar.

Porém, ele conta que não foram os competidores ou as rigorosas competições seus maiores desafios. Para ele, lidar com a balança e equilibrar seu próprio peso tem sido a maior superação. “Meu maior desafio foi minha luta contra o peso”, revela Caio. Apesar de não ser obeso, ele conta que enfrentou a batalha contra o sobrepeso, o motivou ainda mais a buscar uma vida saudável e ativa.

Carreira e amor pelo esporte

Em 2010, Caio ingressou na Polícia Civil como investigador de polícia na Delegacia Regional de Juatuba. Paralelamente, manteve a chama esportiva acesa, conciliando as responsabilidades do trabalho com uma rotina de treinos dedicada. Essa determinação e disciplina foram fundamentais para sua trajetória como atleta amador

Conquistas e a realização de um sonho

O ponto culminante de sua jornada esportiva aconteceu em maio de 2023, quando Caio realizou seu maior sonho, ao completar o Ironman Brasil. Essa prova desafiadora representou não apenas uma conquista esportiva, mas também um marco pessoal significativo para Caio. “Eu vejo isso como a maior conquista da minha vida, só de ter completado essa prova e estar, entre os 500 primeiros é uma coisa que eu não esperava”, declara.

Embora a conquista seja um título pessoal, já que ele se declara um atleta amador, o feito foi reconhecido e a Câmara Municipal concedeu a ele uma menção honrosa e também o título de cidadão honorário de Juatuba.

Além do Ironman Brasil, Caio acumulou uma série de outras conquistas esportivas ao longo da carreira. “Participei de oito maratonas e inúmeras corridas de rua” revela o atleta, demonstrando sua versatilidade em diferentes modalidades esportivas.

A trajetória inspirou a produção do livro “Mais que valente – Rumo ao Ironman Brasil”, cuja edição esgotou no lançamento. Na publicação, Caio compartilha sua trajetória de vida, conquistas, lições que aprendeu pelo caminho e a preparação para a competição.

Equilíbrio entre treino e família

Atualmente, Caio dedica cerca de 10 horas por semana aos treinos, uma redução significativa em comparação com as 20 horas semanais que dedicava no passado. Ele conta que, essa mudança, reflete sua busca por um equilíbrio saudável entre o esporte e a vida familiar.

O esportista ressalta que hoje reconhece a importância de passar tempo com a família “e busco encontrar um meio-termo que me permita perseguir meus objetivos esportivos sem comprometer minha vida familiar. Hoje, treino para me manter bem fisicamente e tentar ficar um pouco mais com a minha família”, diz.

Embora não tenha patrocinadores, Caio destaca a ajuda que teve de muita gente que o apoiou. “Eu não tenho patrocinadores, essa luta pra conseguir patrocínio, é uma realidade para todo mundo que é atleta, até os profissionais. Imagina, nós, amadores? Eu só tenho que agradecer a Deus e também às pessoas que me ajudaram a realizar meu sonho, até financeiramente”, reflete.