O projeto de lei que institui o Selo de Inspeção Municipal para alimentos produzidos, colhidos e abatidos em Juatuba está tramitando nas comissões do Legislativo, e esta semana, o vereador Léo da Padaria pediu que a matéria seja analisada com urgência, uma vez que a inspeção de produtos não está sendo feita no município. “Eu gostaria de chamar a secretaria de saúde e o meio ambiente para discutirmos sobre o assunto. Infelizmente nas últimas semanas, os açougues tiveram carnes apreendidas e levadas para o aterro sanitário”, disse. O vereador destacou ainda que o prejuízo é grande para os “proprietários de açougues e até para os produtores rurais, pois eles dependem de uma inspeção específica para a venda dos produtos”
Sem nenhuma regulamentação
Recentemente, os vereadores de Mateus Leme, aprovaram por unanimidade a lei que cria o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O selo que é o certificado de qualidade para a produção de alimentos de origem animal por empresas e produtores rurais no município, ainda não foi regulamentado pelo executivo.
Segundo informações repassadas a reportagem, os açougues do município continuam sem o amparo legal da vigilância Sanitária para a venda dos produtos. Com isso, a qualquer momento, os órgãos regulamentadores do estado, como o Procon ou a Própria vigilância estadual podem recolher os produtos sem a certificação.