Cansado das inúmeras cobranças e de enumerar em todas as sessões da Câmara os pedidos de melhorias de infraestrutura na cidade, o vereador Eltinho da Agência, novamente fez outro desabafo sobre a morosidade da Secretaria de Obras. Segundo ele, enquanto a prefeitura entrega obras de final de mandato, os problemas crônicos da população permanecem sem solução. Esses problemas incluem ruas sem asfalto, buracos nas vias, falta de quebra-molas e serviços mal executados tração.
“O prefeito está aí desde 2019 e agora vem com algumas obras para tentar ludibriar a população. Tem que ter zelo com dinheiro público. Tem pedidos de quebra-molas desde 2020 e, agora, com a pavimentação de algumas vias, quando perguntamos para o engenheiro da obra ou prestador de serviço quando irão fazer o quebra-molas, não sabem responder, dizem que ainda está em discussão com a prefeitura”, desabafou Eltinho.
Ele menciona que a rua Afrânio Camarão, onde mora, está em péssimas condições. “Quando era terra, o pessoal já dava peãozinho e empinava motoca. Agora está igual Mega Space, é uma coisa de louco. Não tem planejamento em Juatuba e a incompetência é gigante”, ressaltou.
O vereador falou novamente sobre erro que a prefeitura comete em insistir em medidas paliativas na Rua Washington Pires, no Centro, em vez de realizar um serviço definitivo. Segundo Eltinho, a solução seria a fresagem para receber o recapeamento. O serviço consiste no corte da camada danificada do asfalfo preparando a via para receber novo revestimento. “A rua não suporta mais o tapa-buraco. Tem que ser uma fresa. Tudo ali tem que ser recapeado”, explica.
Outro serviço malfeito, segundo o parlamentar, que joga o dinheiro do contribuinte pelo ralo foram as intervenções na Rua Joseph Villeger, no Cidade Nova I. “Na saída dela, fizeram um gabião que deu errado na primeira vez. Refizeram, mas começou a baixar de novo. Jogaram uma camada de uns 20 cm de massa asfáltica para tentar enganar o povo. Quem fiscaliza sou eu. Quem representa o povo somos nós, vereadores. Então, tenho que falar do desperdício do dinheiro público.”
O parlamentar também não poupou críticas à máquina de bloquetes, que não era utilizada pela Secretaria. “Ficaram quatro anos sem fazer nada, deixaram a máquina de bloquete parada e agora, contrataram um técnico para colocá-la em funcionamento”, disse.
Vereadores fiscalizam e cobram
Eltinho enfatizou que a população frequentemente cobra dos vereadores, “mas é preciso lembrar que a execução das obras é responsabilidade do prefeito. “Se tivéssemos a legalidade de executar, podem ter certeza que faríamos; mas nosso papel aqui é fiscalizar. Ficamos muito tristes com essa postura do prefeito”, lamentou.