Vereadores alertam sobre superlotação e falta de segurança na festa de junho

Após anúncio de atrações como os cantores João Neto e Frederico, Felipe Araújo, Marcelinho de Lima e Hungria Hip Hop, vereadores acreditam que evento vai atrair mais de 50 mil pessoas

0
1728

Neste ano, a Cavalhada, que ocorre na tradicional “Festa de Junho” completará 142 anos e a com a sinalização do “término da pandemia”, a representação das batalhas do século VI, entre mouros e cristãos, vai acontecer em grande estilo. Na cidade, a tradição passada de pai para filho e de geração a geração, sempre teve cavalos enfeitados com flores e 24 cavaleiros divididos entre os mouros, usando a cor vermelha, enquanto os cristãos se vestem de azul. E junto à tradição, os fiéis festejam Santo Antônio e São Sebastião.

A festa organizada pela Associação Cavalhada de Santo Antônio com o apoio da prefeitura, sempre atrai centenas de pessoas e movimenta a cultura local. O cancelamento da vida cultural na cidade nos dois últimos anos parece estar no fim, e com isso, já é possível perceber os ensaios dos cavaleiros, avaliações de possíveis locais para abrigar o evento e a contratação de shows e estrutura pela prefeitura.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme teve acesso a um documento que indica a possível contratação de atrações nacionais como João Neto e Frederico, Felipe Araújo, Marcelinho de Lima, Hungria Hip Hop e as regionais como Banda Dominus e Kamaizar. Segundo o documento do Conselho de Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural, a festa tem previsão para ocorrer entre os dias 09 a 12 de junho.

Vereadores preocupados

O evento promete resgatar a alegria dos mateus-lemenses e de toda a região, no entanto, a grandiosidade da programação causou preocupação em alguns vereadores. O medo dos parlamentares é que as atrações de renome nacional possam atrair um público de mais de 50 mil pessoas por dia, que virão de cidades de todo o estado, devido à gratuidade do evento. Além disso, existe receio quanto à capacidade para receber o público, a falta de efetivo policial e de seguranças particulares, para controlar possíveis atos de violência, furtos, roubos e até brigas generalizadas.

 “Já imaginou se todos os fã clubes desses artistas vierem para o nosso município. Nós estamos falando de um megaevento e quero que a prefeitura considere a segurança e a capacidade de espaço para acolher essas pessoas. Eu, particularmente acredito que não conseguiremos fazer uma estrutura para essa capacidade de público”, considerou Irene de Oliveira.

Já o vereador Guilherme do Depósito concordou com a fala da parlamentar e reiterou o pedido de uma reunião com a prefeitura para a explicação da estrutura, recursos e realização do evento. Wolney Barrão concordou com os vereadores, mas considerou a organização da recente Festa do Leite, que não teve ocorrências policiais. No entanto, o evento teve um público de cerca de 10 mil pessoas e foi feito em apenas um dia, com pouca divulgação e apenas uma atração de renome nacional.

O presidente da Câmara, Wellington Batata, pediu para que a secretaria legislativa encaminhasse um ofício marcando uma reunião dos vereadores com integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Cultura e o prefeito Dr. Renilton.

Julho também “promete” em Juatuba

As críticas no Facebook e os inúmeros compartilhamentos no WhatsApp, levou o prefeito Adônis Pereira a se pronunciar na semana passada acerca do evento de aniversário de 30 anos de Juatuba. O prefeito disse no vídeo que os juatubenses terão a festividade que merecem em julho. Já nesta semana, foi publicado no Diário Oficial do Município a realização de um pregão eletrônico que contratará a montagem e desmontagem de palco, locação de equipamentos, contratação de seguranças, brigadistas, profissionais de locução, serviços publicitários, transporte e materiais gráficos. Outro pregão anuncia também a contratação de um show sertanejo de renome nacional e quatro de renome regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seis − um =