Tema de uma reportagem recente do Jornal de Juatuba e Mateus Leme, as inúmeras obras malfeitas pela administração e empresas terceirizadas pela prefeitura voltaram a ser assunto na reunião da Câmara esta semana. Uma das principais críticas, feita tanto pelos vereadores da base do prefeito, quanto pelos de oposição, teve como foco o asfaltamento executado com materiais de baixa qualidade.
O vereador Léo da Padaria, que faz parte da base do prefeito, levantou novamente o tema dos asfaltos malfeitos nas ruas Francisco de Assis Castro e Lucas Lopes, no Cidade Satélite, além da Avenida principal do Vila Vern. O parlamentar disse que, por reiteradas vezes, reclamou junto à prefeitura, da utilização de material de baixa qualidade nas obras, mas que não obteve retorno e nenhuma notificação foi feita à empresa responsável. “Eu cansei de pedir aqui, que eles fizessem a notificação à essa empresa, pois o asfalto está cedido”, diz.
Segundo Léo, a mesma empresa, porém com outro nome e razão social ganhou outra licitação para aplicação de mais asfalto no município. “Isso me chama atenção e para nós é muito ruim, pois não podemos impedir uma empresa de concorrer em uma licitação. Como nós notificamos a empresa Urbsan, ela entrou com outro nome e ganhou o asfaltamento da ponte que o prefeito construiu atrás do presídio, que vai até o Baviera. Por essa razão peço a essa casa que crie uma comissão para cobrar qualidade desses serviços”, solicitou.
O parlamentar também chamou atenção do secretário de obras para a colocação de quebra-molas nas ruas que receberam o asfalto recentemente. “Já cobrei do secretário várias vezes e até hoje nenhuma posição foi dada; isso já faz seis meses. Se nesse período não dá para fazer uma licitação para comprar massa asfáltica para confecção de quebra-molas, nós vamos esperar perder vidas igual ocorreu na Santos Dumont, em Francelinos. Acidentes estão ocorrendo todos os dias nas ruas Francisco de Assis Castro e Ovídio de Abreu”, denunciou.
O presidente da Câmara, Ted Saliba fez coro com o vereador e lembrou outro fato que ele disse comprovar a inércia da administração. “Há sete meses, o Deputado Federal Diego Andrade, enviou emenda parlamentar o valor de R$150 mil para a aquisição de uma máquina de bloquetes e até hoje a prefeitura não licitou o equipamento. Outras cidades que receberam os recursos já licitaram a máquina e já estão produzindo bloquetes para calçamento das ruas. Aqui sequer houve licitação”, pontuou.
Já o vereador Fernando da autoescola, repudiou o comportamento do secretário de Obras, Michelangelo Saliba, que em mensagem via celular disse que a responsabilidade pela execução das obras de asfaltamento não é da sua pasta. “Repudio o comportamento do secretário, pois cabe a ele a cobrança pela execução dos contratos e aos engenheiros da prefeitura acionar a empresa e cobrar a execução correta dos serviços”, finalizou.