Vereadores propõem instauração de CPI para investigar atos irregulares de prefeito, secretários e servidores

Mais uma vez, presidente da Câmara, Chico da Venda, se esquivou de solicitações e disse “que pedidos serão discutidos em reunião interna”

0
231

Na última edição, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme trouxe reportagem mostrando o comportamento “estranho” ao que determina a lei e que deveria ser seguido pelo presidente da Câmara, Chico da Venda, quando se trata da postura frente a temas que envolvem a administração ou o prefeito Renilton Coelho. Chico tem se esquivado de atuar da forma como prevê o Regimento Interno da Câmara e até descumprindo o mesmo, quando há denúncias que envolvem o poder executivo. E enquanto o presidente da Câmara fica inerte, há uma “montanha” de pedidos de informação dos vereadores que não são respondidos pelo prefeito, vereadores têm postura abusiva em relação a colegas e normas simples determinadas pelo Regimento interno, como inscrição prévia para falar nos expedientes, têm sido desrespeitadas.

Essa semana, três vereadores recomendaram a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para investigar três situações que envolvem a administração: a primeira é referente à denúncia da presença de servidores, em horário de expediente, na festa de aniversário do Secretário de Administração, Fabrício Nuno Canguçu. A segunda situação se refere a não resposta do prefeito ao pedido de informação e investigação dos furtos de materiais no Sítio Buganville, com suposto envolvimento de servidores; e a terceira, diz respeito a obra paralisada da ponte do bairro Central.

Os vereadores Aldair Guimarães, Irene de Oliveira e Guilherme do Depósito, afirmaram ser extremamente necessária a elucidação dos fatos referentes a estas três situações, pontuando que a única forma de trazer esclarecimentos à população seria a instauração de uma CPI, que tem o poder fiscalizador de um juiz e pode até convocar testemunhas a prestar esclarecimentos em plenário.

“Nós infelizmente estamos sendo feitos de bobos a todo momento, não existe mais respeito à Lei Orgânica e ao Regimento Interno em nossa cidade. As respostas aos pedidos de informação nunca chegaram, mas agora terão que chegar de uma forma ou outra, sob pena de crime de responsabilidade”, relatou Irene.

Ao fim da fala dos vereadores, mais uma vez, presidente da Câmara, Chico da Venda, se esquivou de solicitações e sugeriu trazer um representante do executivo a plenário para esclarecimento dos fatos. No entanto, os vereadores afirmaram que “se eles não estão respondendo via ofício e pedidos de informação, eles não iriam comparecer a plenário”.

Chico se esquivou novamente do pedido e disse “que pedidos de CPI seriam discutidos em reunião interna dos vereadores”.