Vereadores votam contra projeto para construção de caixas d`água

Zé Ronaldo, Chico da Venda, Lúcio Madureira, Adelaide Siqueira, Cezinha e Wolney Barão foram contrários

0
398

Não é novidade que a construção de caixas d`água na região de Serra Azul, Alto da Boa Vista e Varginha se transformou em mais um embate político entre o prefeito e vereadores.

E a matemática deste embate é simples: o prefeito quer que os vereadores de oposição aprovem a suplementação do orçamento para que ele faça a construção e, por isso os parlamentares da base recusaram o projeto que abre dotação orçamentária com a finalidade única de construir as caixas d´água. 

Ou seja, o problema de desabastecimento nas duas comunidades só será resolvido se a oposição der carta branca para que o prefeito tenha o orçamento suplementado. A intenção ficou mais clara esta semana e basta relembrar os últimos acontecimentos políticos da cidade.

Culpa

Após o prefeito culpar o legislativo pelo atraso na aquisição das caixas d`água, afirmando à um canal de TV que os vereadores estariam travando um projeto de dotação orçamentária que permitiria a compra, os parlamentares Irene de Oliveira e Guilherme do Depósito, colocaram em pauta um projeto autorizando Dr. Renilton a abrir dotação orçamentária para fazer a obra ou adquirir as caixas d`água.

Na reunião da semana passada, o vereador Chico da Venda, retirou o projeto da pauta, alegando que apresentaria uma emenda para que a comunidade de Varginha também fosse contemplada. Já essa semana, o parlamentar retirou a emenda de sua autoria, alegando vício de iniciativa, ou seja, que o projeto “deveria ser uma atribuição do executivo”. “Eu aprendi aqui com os vereadores que o projeto que propõe gastos não pode ser feito por nós e sim pelo prefeito, então vou retirar minha emenda ao projeto”, disse Chico.

Explicando o regimento interno da casa e a lei orgânica do Município, Dr. Aldair Guimarães contestou o colega afirmando que ele estava equivocado. “Isso é uma inverdade. O vereador tem que ler a lei, pois ela explica os projetos que são de competência exclusiva do executivo. Se não podemos criar projetos dessa envergadura, vamos arrumar as malas e ir para casa, pois todos os projetos geram despesas. Doeu no fundo do meu ouvido essa alegação”.

Os demais vereadores que votaram contra, justificaram o voto alegando que não há orçamento para executar a construção das caixas d´água, e que o projeto que pede a suplementação no orçamento do município, “estava com vistas e travado no legislativo”.

O presidente da Câmara, Wellington Batata, alegou que o projeto somente está com pedido de vistas devido a irregularidades no texto. “Eu já expliquei diversas vezes que esse projeto está com vistas devido ao cálculo estar errado: a somatória do pedido de suplementação diz que são 15%, mais 35%, ou seja, 55%. Não há como aprovarmos uma lei com um erro desse. Vocês podem atribuir o erro à equipe técnica do executivo, não aos vereadores que pediram vistas”, pontuou Batata.

RETRANCA

“Quem votou contra está trabalhando em prol dos próprios interesses”

Consternados e preocupados com a situação dos moradores das regiões de Serra Azul, Alto da Boa Vista e Varginha, os vereadores Guilherme do Depósito e Irene de Oliveira teceram duras críticas aos vereadores contrários ao projeto que beneficiaria a região, principalmente ao vereador Chico da Venda, que foi eleito pela comunidade. 

“Pela inexistência de matéria que autorizasse a compra ou construção das caixas d`água nos povoados, entramos com este projeto, para que fosse resolvido a questão o mais rápido possível. Infelizmente alguns vereadores não concordam. Acho um absurdo esse tipo de política, onde os interesses de alguns políticos de nossa cidade estão acima de qualquer necessidade da população”, disse Guilherme à reportagem.

Além taxar a decisão dos vereadores da base como lamentável, Irene de Oliveira disse que o fato é uma afronta à população. “O prefeito poderia construir a caixa d`água quando ele quisesse, pois até setembro, tinha em caixa quase R$100 milhões aprovados. A decisão desses vereadores de não ajudar aquelas comunidades é um absurdo.  Política suja. Agora ficou claro que a fala do prefeito e dos vereadores que o apoiam, de que a Câmara estava impedindo a construção da Caixa d’água do Alto da Boa Vista e também Varginha não é verdadeira. Votaram contra e sem justificativa”, confirmou Irene.

Ao fim da votação, o vereador Pretinho do Hospital, solicitou aos colegas em plenário que eles avaliassem e votassem com mais amor à Mateus Leme, e que deixassem as questões político partidárias de lado. “Eu vejo nessa casa muitos embates, estou ficando mais quieto esses dias, mas a população pode ter certeza, nunca votarei contra o povo. O benefício tem que ser voltado para a população. Acredito que os vereadores devam parar de apontar o dedo e apresentar mais soluções, trabalhar em conjunto por Mateus Leme”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco + 8 =