Aisha Felícia: campeã de Taekwondo precisa de patrocínio e apoio para vaga na Seleção Brasileira

0
214

A família de Aisha Felícia está promovendo uma campanha online para angariar fundos para que a atleta possa disputar uma vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo 2024.
A esportista vive com a família há nove anos em Juatuba e, nesse curto período de tempo, se tornou um orgulho para a cidade. Com apenas 13 anos, competindo na categoria faixa preta cadete, Aisha já acumula uma impressionante lista de conquistas, incluindo o título de campeã mineira em 2023, o terceiro lugar na seletiva aberta para o Gran Slam 2023 e a vice-campeonato no Open Sudeste 2023.
Mais que os adversários, o grande desafio de Aisha tem sido apoio financeiro para as competições. Sem recursos públicos e sem patrocínio oficial, a família recorre à sensibilidade dos juatubenses para que a jovem continue trazendo medalhas para a cidade a cada ano.
Para participar das seletivas no Rio de Janeiro, a família precisa levantar R$2.500,00 que correspondem às despesas estimadas com passagem, alimentação, hospedagem, taxas e inscrição.
Aisha destaca a importância do suporte da comunidade: “Tenho apoio de algumas pessoas de Juatuba. Eles torcem muito por mim e se empenham nas campanhas para que eu possa participar dos campeonatos”. A atleta já enfrentou uma seletiva no passado, conquistando a medalha de bronze, mas agora busca o primeiro lugar para garantir o lugar na Seleção Brasileira.
Envolvida com a academia de Artes Marciais Alcateia em Betim, sob a orientação do mestre Gabriel Sampaio, a atleta dedica-se à preparação física e aos treinos diários, de segunda a sábado. O maior sonho de Aisha é participar de um campeonato mundial, e ela vislumbra um futuro como profissional de Educação Física, planejando se tornar técnica após concluir sua formação como professora de taekwondo.

Campeonato Nacional define seleção brasileira

As competições do Campeonato Nacional de Taekwondo serão realizadas de 6 a 10 de março, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, têm apoio da Confederação Brasileira da modalidade e é a vitrine das habilidades dos atletas de todo o país, que competirão por vagas na seleção brasileira.
A disputa se inicia com a seletiva aberta, onde os participantes buscam se destacar para avançar à etapa final, o Grand Slam. As lutas ocorrem em um sistema acirrado de mata-mata, definindo os representantes do Brasil nas diferentes categorias de peso, faixa e idade.
O treinador de Aisha, Mestre Gabriel, destaca que este campeonato não é apenas uma disputa. Segundo ele, o evento é a chave para a seleção brasileira do ano, reunindo titulares, líderes do ranking nacional e campeões brasileiros. Para Gabriel, além de trazer a vitória para casa, o desejo é também garantir vagas no Pan Americano. A expectativa é que essa conquista não apenas eleve o nome da região nacionalmente, mas também motive mais pessoas a se envolverem no taekwondo em Juatuba. “Os atletas inspiram pessoas a praticarem o esporte que traz todos os benefícios de saúde, disciplina e cidadania’, revela.