Bairro Ilhéus reclama da falta de coleta de lixo e moradores temem problemas como dengue

0
56

Os problemas da coleta de lixo estão cada vez mais sendo motivo de reclamação em Juatuba. Prova disso foi o acidente que resultou no tombamento de um caminhão em más condições para a prestação do serviço esta semana.

E quando a prestação de serviços não está a contento, a falta dela tem sido um transtorno ainda maior para quem vive em algumas regiões da cidade.

O bairro Ilhéus é uma das regiões mais prejudicadas com a falta de coleta de lixo. Moradores denunciaram à reportagem que na Rua Alcobaça, a vizinhança tem de conviver com o lixo espalhado nas ruas e o local se transformou área de descarte.

Abandono e perigo constante

“Aqui, nunca experimentamos o serviço de coleta de lixo. Há um enorme buraco no final da rua e as pessoas jogam o lixo lá. Desta forma, muitos insetos, mosquitos, ratos, aranhas são comuns e é preciso ver para crer”, desabafa uma moradora.

Para ela, a maior preocupação da comunidade são as doenças que estão se propagando, principalmente a dengue. “Eu mesma fui vítima da doença. Fiquei oito dias debilitada após ser picada por um mosquito. Até hoje, sinto os efeitos”, lamentou.

Além dos perigos à saúde, o buraco onde se tornou o depósito improvisado de lixo está crescendo rapidamente. “O buraco só aumenta e representa um perigo para todos. As casas dos vizinhos, incluindo a de minha irmã, estão em risco. Quando chove, os deslizamentos de terra se tornam frequentes. A rua virou um lixão a céu aberto porque as pessoas não têm coleta e ficam sem opção”, lamenta.

Problema Ampliado

Outro morador da mesma rua corroborou a narrativa da vizinha. “A rua não é pavimentada, formando lama durante as chuvas. Isso dificulta a passagem dos caminhões. Mas, na realidade, a coleta de lixo simplesmente não existe. Há uma quantidade impressionante de lixo acumulado. O caminhão passa apenas na estrada principal e, raramente dá uma passada por aqui, mas é quase nunca”, lamentou.