Impasse no nome da quadra: projeto de Adônis que homenageia artista do Vale do Mucuri é rejeitado na Câmara

0
69

Na última segunda-feira (11), os parlamentares de Juatuba solicitaram a retirada de um projeto apresentado pelo prefeito Adonis da pauta. A proposta propõe denominar a quadra da Escola Municipal Alípio Nogueira do Amaral, no Bairro Canaã, como Centro Cultural Esportivo Carlos Roberto Cordeiro, em homenagem ao violeiro e cantador mineiro, Carlos Roberto Cordeiro, mais conhecido como Tau Brasil.

Antes mesmo de ser submetido à votação, o projeto já havia gerado polêmica na cidade. Apesar do reconhecimento da importância do premiado cantor, que é considerado o mais ilustre artista do Vale do Mucuri, a proposta de homenagear o violeiro que, não tem vínculos com a cidade, desagradou muita gente.

Segundo apurações realizadas pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme, o artista é amigo pessoal do prefeito e não tem qualquer vínculo com a cidade, a não ser o de amizade com o chefe do executivo. Para os críticos, uma obra que é tão significativa para a comunidade, não deveria homenagear quem não tenha laços com o município.

Em conversa com o Jornal de Juatuba e Mateus Leme, o vereador Ted Saliba destacou que a cidade deveria ser representada em suas homenagens por pessoas que têm relevância e dedicação à comunidade juatubense.

Diante da recusa do projeto do prefeito, o parlamentar revelou a intenção de nomear a quadra em memória de pessoas que fizeram parte da história do bairro Canaã, inclusive está sendo cogitado o nome de uma “ex-servidora, que dedicou muitos anos de trabalho na escola”.

Convite sem aprovação do projeto

Mesmo sem ir à votação, a divulgação do convite aos familiares e amigos do artista, pegou os juatubenses de surpresa. Na semana passada, havia publicações em redes sociais, do convite em nome de Juatuba para a nomeação da quadra em homenagem ao artista. “A Prefeitura Municipal de Juatuba tem a honra de convidar você e sua família para participar da inauguração do Centro Esportivo Cultural Carlos Roberto Cordeiro (Tau Brasil)”, dizia o texto.

O ato, além de desagradar pelo fato de a homenagem não levar em conta que espaços públicos deveriam ser nomeados com pessoas ligadas aos valores e histórias do município, também gerou desconforto pois o prefeito não levou em consideração que o assunto precisa ser aprovado pela Câmara.

Quem foi Tau Brasil

Nascido em Fronteira dos Vales, no Vale do Mucuri, o artista mineiro teve seu nome marcado no cenário musical como um dos músicos mais influentes da região. Com mais de 30 anos de carreira, Tau gravou cinco CDs e foi premiado em 16 festivais pelo Brasil. Ele residia em Contagem e morreu em agosto do ano passado, vítima de infarto, aos 61 anos.