“Juatuba vive um verdadeiro caos na Saúde”, essa é a frase dita pela maioria dos juatubenses nos últimos dias. E tal alegação, pode ser comprovada pelas inúmeras denúncias e reclamações recebidas pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme nas últimas semanas.
Após o governo decretar contenção de despesas, fechar um posto de saúde e demitir alguns profissionais, o cenário precário ficou ainda claro para a maioria dos juatubenses.
A denúncia da vez, não foi feita por populares, mas sim pelo Conselho Regional de Odontologia, que após fiscalização, notificou o município por irregularidades constatadas nas Unidades de Saúde. A reportagem teve acesso ao laudo de notificação, que revela que foram constatadas irregularidades no consultório situado na Rua José Monteiro, no Centro, onde o profissional não estaria regularmente inscrito e habilitado e onde foi verificado desrespeito às normas de vigilância sanitária. Além disso, foi constatado que o Posto de Saúde que presta atendimento odontológico, está sem inscrição junto ao Conselho e também não teria responsável técnico.
O laudo aponta que os profissionais que desempenham atividades na unidade se encontravam em condições insalubres nas 14 unidades da cidade. Em notificação à Secretaria de Saúde foi solicitado que a prefeitura regularize a situação de forma urgente, bem como afaste as três profissionais identificadas sem a inscrição junto ao Conselho. A prefeitura ainda não se manifestou publicamente sobre o fato e tampouco respondeu à notificação do Conselho.