CORRIDA ELEITORAL: Mestre Israel, professor que se dedica a projetos sociais contra a criminalidade, é pré-candidato à prefeitura de JuatubaCORRIDA ELEITORAL

0
65

Israel Marcos Oliveira, se tornou conhecido em Juatuba pelas inúmeras palestras de prevenção e combate à criminalidade. Aos 54 anos, ele reside há 26 em Juatuba e se auto denomina pastor-missionário, mediador de conflitos, gerenciador de crises, professor escolar, mestre em artes marciais, escritor e presidente de diversas instituições culturais e acadêmicas.

Mestre Israel, como é conhecido, afirma que resume sua vida em duas atuações: profissionalmente, combatendo o crime e, socialmente, trabalhando em projetos sociais que evitem a inserção de crianças e adolescentes na criminalidade.

Há sete anos,ele é agente penal e trabalha como inspetor no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional, o Ceresp Betim, já tendo passado também pelo presídio de Joaquim de Bicas, durante 10 anos. Além disso, ele se dedica ao trabalho voluntário, como palestrante em escolas da região, no sistema prisional e como professor de artes marciais nos bairros Francelinos, Dona Francisca e Canaã.

Infância de trabalho e valores

Nascido em Coronel Fabriciano, a infância de Mestre Israel foi marcada pela simplicidade e o trabalho árduo ao lado dos pais e dos 18 irmãos, sendo 15 biológicos e três adotados. “Eu vim me alfabetizar e conhecer eletricidade, aos 14 anos, já em Belo Horizonte. Foi uma infância nas lavouras, junto com o pai e a mãe, sentado ao pé dos mais velhos, ouvindo os conselhos”, relembra.

Em sua formação, suas principais lembranças são os ensinamentos do seu pai, Sr. Waldemir de Oliveira, que em setembro deste ano completa 102 anos. “Meu pai me ensinou o valor da honestidade e da honra e sempre frisou que, o que é dos outros, é dos outros e não se põe a mão”, conta.

Engajamento comunitário

Mestre Israel escolheu Juatuba para viver com a esposa Maria do Carmo  e onde teve três filhos:  Caio Marques, de 15 anos, Maria Eduarda, de 12 anos e  Pedro Lucas, de sete anos.

Após se estabelecer na cidade, Mestre Israel diz que “mergulhou de cabeça nos movimentos sociais locais dedicados aos jovens”. Com projetos que envolvem capoeira, artes marciais, teatro e dança, ele encontrou maneiras criativas de atrair a atenção dos adolescentes. “Começamos a fazer palestras nas escolas e percebemos que somente elas não atraíam os alunos, mas quando a gente levava as atividades, eles se interessavam”, explica.

E, foi assim, que ele deu início ao projeto social que, desde 1998, leva palestras e atividades esportivas às crianças e adolescentes da região.

Educação e a prevenção

Consciente do papel da educação na transformação social, Mestre Israel acredita firmemente na “prevenção como a chave para combater a violência e a criminalidade”, oferecendo alternativas e apoio para aqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade.

“Percebemos que a luta contra as drogas e a violência, começa na prevenção. É uma disputa de valores e limites, de oferecer algo para o jovem que está na periferia e desamparado”, revela. Ele enfatiza os perigos do aliciamento ao tráfico, que ronda as crianças, principalmente, “próximo às escolas para pegar os meninos sem estrutura familiar”. “Por isso, é importante ocupá-los com atividades que promovam conscientização e as tirem dessa situação de vulnerabilidade”, explica.

Além de seu engajamento em projetos direcionados às crianças, Mestre Israel também contribuiu com movimentos religiosos na cidade que, para ele, também são um caminho “que traz consciência” e reduz a criminalidade.  “Eu fiz o primeiro culto ecumênico aqui em Juatuba, com o padre Hélio.  Na época, juntamos as igrejas evangélicas e fizemos a primeira marcha para Jesus, além de levar os primeiros cultos ecumênicos para a periferia”, conta.

Pré-candidatura

Assim como várias lideranças comunitárias, Mestre Israel acredita que a vida política tem o poder de ampliar os resultados do que ele já faz como cidadão. Em razão disso, seu nome sempre surge como um possível candidato à prefeitura. Em conversa com o Jornal de Juatuba, ele confirmou o seu interesse na disputa pelo executivo que, de acordo com ele, tem recursos e potencial, mas falta vontade política.

“Já ajudamos a eleger pessoas que na época tiveram um discurso e depois não cumpriram nada. E sabemos que uma cidade rica como a nossa, tem jeito e solução”, revela.

Pré-candidato pelo Partido Democracia Cristã, Mestre Israel acredita na força das lideranças comunitárias. “Minha articulação política existe há quatro anos, unindo lideranças comunitárias e conversando. A construção também passa por reuniões com lideranças partidárias. Estive em Brasília três vezes e, dentro da federação partidária, fazemos seminários, cursos e realizamos uma pré-convenção. Meu maior sonho é uma sociedade que, além das oportunidades para jovens ne crianças, também seja transparente e livre de corrupção”, finaliza.