Dia Mundial da Conscientização do autismo é marcado por eventos em Juatuba e Mateus Leme

Municípios já aprovaram legislações específicas para beneficiar pessoas com TEA

0
214

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 2007 e a data foi escolhida para levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por um desenvolvimento atípico, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Sinais de alerta podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, podendo o diagnóstico estabelecido por volta dos dois a três anos de idade.

Atualmente é possível observar o crescimento crescente no número de crianças diagnosticadas com autismo e isso é em decorrência do maior acesso à informação por parte dos familiares, assim como mais possibilidade de acesso aos profissionais que realizam o diagnóstico.

Ano passado, na APAE de Juatuba, 56 pessoas com autismo foram avaliadas pelas equipes de Saúde, escolaridade e Centro Dia e, de acordo com a presidente da instituição, Aline Barbosa, o trabalho tem sido contínuo. “Essa semana trabalhamos um cronograma de conscientização interno, com os alunos e familiares e vamos participar de uma ação de conscientização neste sábado, na Praça dos Três Poderes, das 8h às 11h. Vai ser a oportunidade de destacar a importância do diagnóstico precoce do autismo e o acompanhamento da APAE”, destaca.

Também em Mateus Leme, a APAE de Mateus Leme vai promover neste sábado uma manhã de atividades e conscientização na sede da entidade. O evento começa às 8h30 e terá diversas palestras, atividades na piscina, plantão social, oficinas lúdicas e pedagógicas, aulas de pisicomotrocidade e Jiu-jitsu. Durante todo o evento haverá brinquedos, mesa de frutas, sucos, biscoitos, pipoca e picolé.

O TEA

O autismo não tem cura, uma vez que não é uma doença, contudo existe tratamento e o recomendado cientificamente é estruturado na ciência ABA, ou seja, Análise Comportamental Aplicada, que deve ser aplicada por profissionais capacitados, de maneira intensiva, variando entre 10 e 40 horas de intervenção semanal. Os pais precisam ser envolvidos e aprender intervir para oferecer cada vez mais oportunidades de aprendizagem à criança. O tratamento deve ser multiprofissional, envolvendo psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, neurologista, nutricionista, uma vez que o autismo apresenta sintomatologia diversa, e pode acarretar dificuldades em diversas áreas do desenvolvimento.

Leis municipais

Recentemente foi aprovado nos dois municípios projetos de lei que dispõem sobre a distribuição do cordão de girassóis, que garante atendimento prioritário às pessoas com autismo. Em Juatuba, o autor da lei foi o vereador Ted Saliba, e em Mateus Leme, o vereador Wellington Batata.  

Também em Juatuba, foi aprovado recentemente um projeto da vereadora Vanessa Elizabeth dos Santos, Vanessão, que instituiu em Juatuba o Abril Azul, que será dedicado às ações de conscientização sobre o autismo no âmbito municipal.

A proposição obriga a prefeitura e a Câmara a realizar ações para ampliar os conhecimentos sobre o autismo, promover inclusão dos autistas e combater o preconceito. Além disso, o poder público deve promover publicações e campanhas institucionais e iluminar os prédios públicos com a cor azul. O projeto ainda autoriza o poder público a firmar parcerias com entidades civis, organizações profissionais e científicas para a promoção da campanha.