Estudo aponta que Juatuba está dentre as 26 cidades da RMBH com risco real de alagamentos nesta temporada

As informações foram divulgadas após cruzamento de dados do Serviço Geológico do Brasil e da Agência Nacional de Águas, que indica que região concentra 44 trechos ameaçados por rios e córregos

0
485

Nas últimas semanas, a Defesa Civil de Juatuba emitiu um alerta para alertar a população sobre a previsão de chuvas intensas até o fim do ano e o risco de que a temporada traga mais dor e prejuízos como foi em janeiro deste ano. Na semana passada, o mesmo alerta veio do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), dizendo que o período de chuvas vai se prolongar nos próximos dias.

Já nesta semana, o Jornal Estado de Minas realizou um estudo e um cruzamento de dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA), e pela pesquisa foi possível identificar os pontos mais vulneráveis da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Pelo mapeamento da ANA, o maior aglomerado populacional de Minas concentra 44 trechos de rios, ribeirões e córregos com alta frequência de inundações, abrangendo 26 dos 34 municípios da região metropolitana, incluindo a capital.

As habitações e vias mais próximas ao Rio das Velhas são as mais castigadas pela repetição de alagamentos e enchentes em trechos em nove municípios: Baldim, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos, Rio Acima, Sabará e Santa Luzia.

Em seguida, o Ribeirão da Mata, afluente do Velhas, inunda com alta frequência em seis municípios: Capim Branco, Confins, Matozinhos, Pedro Leopoldo, São José da Lapa e Vespasiano. Já o Rio Paraopeba tem altos registros em quatro cidades: Brumadinho, Esmeraldas, Florestal e Juatuba, segundo a ANA.

Pontos críticos

Juatuba é um dos municípios com maior risco de enchentes, pois a proximidade das estruturas urbanas e moradias com áreas que podem ser atingidas por alagamentos, inundações e enxurradas é ainda maior que em outras cidades. Os piores setores foram identificados próximo ao Rio Paropeba, próximo à Nova Esperança e Ponte Nova. Outros trechos com afluentes, como o Ribeirão Mateus Leme que corta Varginha e Cidade Nova I também tem riscos. O bairro Cidade Satélite também é cortado pelo Ribeirão Serra Azul, que pode atingir sua capacidade máxima e provocar também alagamentos.

As graves enchentes em Juatuba completam quase um ano, mas até o fechamento desta edição, o prefeito não apresentou um plano de contingencia, em caso de situações de emergência, como as enfrentadas no início do ano. A única iniciativa de Adônis foi fazer a limpeza e desassoreamento do ribeirão Serra Azul. A Câmara cobrou recentemente o plano de contingencia, mas até hoje não obteve resposta do executivo municipal.

Em situações de risco iminente, o juatubense pode entrar em contato com a Defesa Civil municipal, que funciona 24h por dia. O telefone de contato é o (31) 9 9296-1307. O órgão também avisa sobre tempestades na região cadastrada, por mensagem de texto. Para ter acesso ao serviço, basta enviar uma mensagem para 40199 com o CEP da sua rua ou cidade. O serviço é gratuito. Para mais informações da Defesa Civil, acesse www.defesacivil.mg.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × 1 =