“Fake News e crimes contra honra viraram prática comum em grupos de WhatsApp de Juatuba”

0
560

“Os atos relacionados à criação, à divulgação e à disseminação de informações falsas podem ser enquadrados em crime de acordo com Código Penal, com penas que vão desde a aplicação de multas até a prisão”, disse o cabelereiro Gil Dornas, ao revelar que foi vítima de calúnia e difamação em grupos de WhatsApp.  

Em denúncia feita ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, Gil que também atua em defesa dos animais, revela as dificuldades e constrangimentos que enfrentou nos últimos dias, depois de ter sua imagem divulgada através de um “vídeo montado” com risos e áudios mentirosos. “É lamentável a gente começar o ano tendo que chamar atenção para isso. Em pleno 2022 as pessoas se julgam no direito de difamar e caluniar as pessoas através de montagens e vídeos que não passam de Fake News”. 

A publicação editada exibe um áudio de Gil, dizendo que não depende de recursos financeiros da prefeitura, mas junto à montagem, aparece o print de uma publicação do Diário Oficial do Município mostrando o extrato de R$12 mil paga pela administração a ele, referente  ao  aluguel de um imóvel, para a instalação de um minimuseu em honra de Nossa Senhora de Fátima. A imagem é tombada pelo município e está sob a curadoria da família de Gil.  A publicação coloca ainda a imagem do personagem Pinóquio e imagens de Gil, acompanhadas de áudios com risos, afirmando que ele é mentiroso.  

Gil explica que a publicação foi feita recentemente, mas que o pagamento para a instalação do minimuseu ocorreu no mandato da ex-prefeita Valéria Aparecida dos Santos. “Na época o valor foi pago para a manutenção, abrigo e preservação do patrimônio material. Eu realmente nunca dependi de verba alguma do poder público. Posso adiantar que já registrei um boletim de ocorrência e, tanto quem fez a montagem, quanto quem compartilhou me chamando de mentiroso, será responsabilizado criminalmente. Infelizmente, as mentiras estão se tornando uma prática comum na cidade”, lamentou Gil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × quatro =