Desde meados de agosto, os moradores de Juatuba e Mateus Leme vem convivendo com problemas de abastecimento de água. Os serviços, que são prestados pela Copasa, foram interrompidos diversas vezes, sem aviso prévio, deixando a população sem água por até quatro dias. Na última semana, cidadãos de diferentes bairros informaram que o serviço foi restabelecido, mas não há confiança de que a situação permaneça assim.
Nilson de Souza, morador do bairro Boa Vista, diz que houve muito esforço entre a população para que o abastecimento retornasse. “Teve muita cobrança para que a água voltasse, mas a gente sabe que não podemos parar. Os serviços podem até estar normais, mas os problemas voltam”, afirma. O fornecimento de água sempre foi um problema na região e em agosto os bairros Boa Vista e Francelinos chegaram a ficar quatro dias sem água. Na época, a Copasa informou que os problemas aconteciam por complicações técnicas e pelo aumento da temperatura o que determinou o aumento do consumo. A empresa argumentou ainda que a pandemia, quando mais pessoas estão dentro de casa, e a contaminação do Rio Paraopeba pelo rompimento da barragem de Brumadinho, também contribuíram para as falhas no serviço.
Apesar da água ter voltado, na região de Francelinos a qualidade do recurso fornecido ainda é um problema. Muitos moradores alegam receber água com mal cheiro e coloração escura. Em nota, a Copasa alegou que o abastecimento de Juatuba e Mateus Leme está sendo realizado normalmente nesta semana. A companhia também afirmou que nos últimos 15 dias não foi registrado pelos canais de atendimento da empresa nenhuma reclamação.