Governo promove 1º ciclo de debates sobre a atualização do Plano diretor da Região Metropolitana de BH

Audiência Pública de Florestal e Mateus Leme será no próximo dia 08

0
208

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte realiza até o dia 24 de agosto, diversas audiências públicas do 1º Ciclo Participativo para Atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma delas ocorrerá no próximo dia 08, às 18h30 na Câmara Municipal de Florestal e será para debater temas do município e também de Mateus Leme.

O Plano Diretor da RMBH estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento metropolitano e regional, no intuito de reduzir desigualdades e melhorar as condições de vida da população, por meio de atuação conjunta entre o Estado e municípios.

As macrodiretrizes que norteiam o plano metropolitano são promoção do desenvolvimento sustentável, reorganização territorial, inserção nacional e internacional, dentre outras.

Segundo o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira, “o diagnóstico do PDDI abrange 108 programas que tratam de vários temas que impactam de forma direta a vida do cidadão, como transporte público, sistema viário, desenvolvimento socioeconômico, habitação, entre outros. Estão sendo analisados os últimos dados disponibilizados do Censo Demográfico de 2022, que permitem identificar mudanças importantes na dinâmica socioeconômica da RMBH nos últimos dez anos”.

Dinâmica

As audiências contam com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo municipais das cidades que compõem a Grande BH.  Os 34 municípios serão ouvidos em dois ciclos participativos. Os encontros serão presenciais e transmitidas virtualmente pelo canal da Agência RMBH no YouTube. As inscrições estão disponíveis neste link e nos locais dos encontros. Mais informações sobre a atualização do plano diretor está disponível no site: PDDI-RMBH. A elaboração do Plano Diretor da RMBH contou com intensa participação popular. E a ideia das audiências é manter o caráter participativo também na atualização desse plano.