Guarda de Nossa Senhora do Rosário

0
209

O dia de Nossa Senhora do Rosário é comemorado em 7 de outubro, no entanto, a festa em honra à santa começa em diversos municípios, no mês de agosto. Em Juatuba e Mateus Leme não há grandes eventos para lembrar a data e, por isso, diversas guardas da cidade saem para comemorar em outros municípios

Em Belo Horizonte, por exemplo, ocorre neste domingo, dia 20 de agosto, o Festejo do Tambor Mineiro. O evento será na Funarte, localizada na rua Januária, 68, no bairro Floresta. A entrada é gratuita e pede-se doações de 1kg de alimento não-perecível, que serão destinados aos festejos das irmandades do Rosário.

A Guarda Moçambique de Nossa Senhora do Rosário de Juatuba vai participar do festejo que contará com desfiles , danças típicas, feira de artesanato e praça de alimentação com comida afro-brasileira. A grande atração desta edição será a cantora e instrumentista Nilze de Carvalho, que se apresentará ao lado de Mauricio Tizumba.

Os portões abrem às 10 horas para receber as Irmandades do Rosário em um momento de celebração da cultura do reinado. Serão dez guardas, entre moçambiques, congos e caboclos, de Belo Horizonte e do interior do estado. Na parte da tarde, o público poderá conferir apresentações e cortejos de grupos percussivos e shows com artistas referência da cultura afro (veja programação completa abaixo).

A festa

Criado em 2002 pelo cantor, compositor, multiinstrumentista e congadeiro Mauricio Tizumba, o Festejo do Tambor Mineiro é uma das mais tradicionais e celebradas festas da capital mineira. Suas últimas três edições, em virtude da pandemia, foram realizadas virtualmente, sem a presença de público.

Esta edição é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do UniBH, e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais com patrocínio CEMIG.