Juatuba e Mateus Leme celebram Semana Nacional Da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla

“Superar barreiras para garantir inclusão” é o tema da campanha neste ano

0
287

Até o próximo dia 28 está sendo celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída para conscientizar a sociedade sobre as necessidades de políticas para promover a inclusão social desse público e para combater o preconceito e a discriminação.

Este ano, a Semana Nacional da PCD Intelectual e Múltipla tem o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, com a inserção no mercado de trabalho como um dos principais obstáculos para essas pessoas. De acordo com o último Censo do IBGE, o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência, o que representa 24% da população. E quando se fala em pessoas com deficiência, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma das principais instituições representativas. Em Juatuba e Mateus Leme as duas unidades da APAE prepararam um cronograma especial para chamar atenção da comunidade e incluir a comunidade na discussão e formação de um mundo melhor para as pessoas com deficiências.

Mateus Leme

Na APAE de Mateus Leme as celebrações começaram na terça-feira (23), com a palestra “Superar barreiras para garantir inclusão”, com a fisioterapeuta Naara Parreiras. Houve também no mesmo dia um teatro “Matemática da Vida”, encenado pelos próprios alunos da APAE, além de uma exposição de artesanatos confeccionados por assistidos do Centro Dia. Na quarta-feira (24), os alunos foram levados para um almoço no restaurante Milhão.

Nesta quinta-feira (25), ocorreu uma palestra de autocuidado, denominada “Eu me amo, eu me cuido”, com a Terapeuta Ocupacional, Leiliane Fialho. Também teve apresentação de artes marciais com os professores Henrique Duarte, Fabiana e Quezinha. Por fim ocorreu uma roda de conversa para debater sobre as conquistas e desafios da pessoa com deficiência, com assistentes sociais da APAE. Ontem (26), ocorreram diversas apresentações artísticas com os alunos da Escola Estadual Manoel Antônio de Souza e o Coensfa.

As comemorações se encerram neste sábado, 27, com a realização da palestra “A família como agente facilitador na trajetória da pessoa com deficiência”, com a Superintendente da APAE de Itaúna, Geórgia Estefânia Duarte. Haverá também, às 8h30, atividades recreativas com a equipe da “Tia Júlia Recreação Infantil” e um coffe break. Finalizando a manhã, por volta das 10h, haverá passeata da APAE até a Praça Benedito Valadares e apresentação dos “Tambores” e oficina “Dançando com a arte”, da AACF.

De acordo com o presidente da APAE de Mateus Leme, José Fernandes, a semana é um momento em que as entidades promovem atividades envolvendo toda a comunidade e poder público, evidenciando a importância das políticas públicas de inclusão social.

 “As pessoas com deficiência representam uma grande parcela da população e precisam de apoio, mas é muito importante que comunidade participe e apoie essas iniciativas, pois isso faz muita diferença na vida dos deficientes e de suas famílias. As deficiências são barreiras que não as impedem de serem incluídas”, enfatiza José Fernandes.

Juatuba

Juatuba também não ficou para trás nas celebrações. Na segunda-feira, 22, a APAE promoveu uma palestra explicando como funcionam os serviços da entidade, além de uma tarde de beleza para os assistidos. Na terça-feira, 23, os alunos foram levados para um almoço com música ao vivo em um sítio. Já na quarta-feira, 24, os alunos fizeram um passeio na carreta da alegria, além de se deliciarem com outro almoço especial. Quinta-feira, 25, os alunos curtiram uma apresentação de dança dos alunos da Escola Elza. Ontem o dia foi marcado por uma audiência pública com os poderes legislativo e executivo com os defensores da metodologia da APAE. Neste sábadp, 27, haverá caminhada e apresentação da fanfarra na Praça dos Três Poderes.

De acordo com a presidente da APAE de Juatuba, Aline Margarida Barbosa, datas como estas, são muito importantes para disseminar o conhecimento e a conscientização da população de forma geral. Mas na prática, a conscientização deve ser feita por todos, diariamente. “A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022 vem para reafirmar no contexto desse movimento a importância da participação da família em todos os processos de vida se seus filhos. Seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das APAES”, finalizou.

Pai de jovem deficiente fala dos principais desafios de “ser especial” em Juatuba

“Quem tem o privilégio de ter os movimentos das duas pernas jamais imagina o quanto é difícil transitar por Juatuba”. É essa resposta dada pelo pai do jovem Lucas Henrique, de 28 anos, que tem deficiência múltipla, ao ser questionado sobre a acessibilidade no município.

De acordo com José Miguel Alves, tarefas do dia a dia como transitar pela região central e ir a uma rede bancária são muitas vezes desafios para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e afetam a qualidade de vida e independência do seu filho.

Segundo ele, em Juatuba os desafios diários são enormes e a pavimentação ruim das calçadas dificulta a circulação de pessoas em cadeira de rodas, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

”Os passeios têm péssimas condições e as lojas e redes bancárias poderiam investir mais em acessibilidade. Nas lojas por exemplo, os balcões deveriam ser mais baixos e para facilitar o acesso à comunicação com as pessoas surdas e deficientes visuais. Já nas redes bancárias ainda são deficientes e problemáticos os acessos. É preciso pensar em dar condições mais dignas para todos os deficientes e não apenas em rampas para os cadeirantes”, disse o pai do jovem.

Ainda de acordo com José, todos os setores da sociedade devem estar envolvidos na cobrança das melhorias, como o executivo, o legislativo e as entidades. “Outra questão extremamente deficitária no município é o transporte público para essas pessoas com deficiência. Na prática não existe transporte adaptado na cidade e muito menos um programa específico para atender essas pessoas”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 + quatro =