Lideranças religiosas falam sobre a Campanha da Fraternidade 2022

Lançada na quarta-feira de Cinzas, esta é a terceira vez que a educação é o tema escolhido

0
441

As Paróquias de Santo Antônio e São Sebastião, deram início à Campanha da Fraternidade 2022 que tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”. 

De acordo com o Padre Daniel Leão, da Paróquia de Santo Antônio, o tema deste ano é inspirado pela provocação do Papa Francisco na convocação do Pacto Educativo Global, um convite para que todos priorizem “uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade”.

“A campanha busca propor uma reflexão para os fundamentos do ato de educar, por meio de um olhar à realidade educacional brasileira e da consciência de que todas as pessoas são educandos e educadores. A iniciativa ainda atenta para a educação na pandemia, verificando o impacto das políticas públicas na educação do Brasil”, explicou.

Frei Ismail de Miranda, que é responsável pela Paróquia de São Sebastião, em Juatuba, contou que o objetivo da campanha é convocar os fiéis a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário” destaca.

O frei explica também que a ideia é buscar e identificar valores e referências da Palavra de Deus e da tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva relatada nas passagens bíblicas. “Além de estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, a campanha visa promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres”, finaliza.

Esta é a terceira vez que a educação pauta a Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão em 1982 e 1998. Desde 1964, a campanha é realizada anualmente pela Igreja Católica do Brasil no período da quaresma, em prol da construção de uma sociedade mais cuidadora e atenta. Em cada edição, um tema é escolhido para despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema da sociedade.

Coleta Nacional da Solidariedade

No Domingo de Ramos, que antecede o domingo de Páscoa, a Campanha da Fraternidade vai promover a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada nas comunidades de todo o Brasil. São arrecadados recursos destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.

Projetos interessados em se candidatar devem entrar em contato com as dioceses para mais informações. Podem enviar projetos para o Fundo Nacional da Solidariedade entidades sem fins lucrativos, que tenham finalidade essencialmente humanitária e social, com atenção para a proteção da vida, em especial das pessoas em vulnerabilidade social. No âmbito Estadual, os recursos são encaminhados diretamente às pastorais sociais da igreja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × 4 =