Juatubenses ameaçam protestar contra aumento de IPTU

0
445

Em novembro de 2021, o prefeito Adônis Pereira, enviou à Câmara projeto de lei que reajusta impostos municipais, entre eles o Imposto Predial e Territorial Urbano e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. A justificativa do projeto, segundo o executivo, é “adequar os tributos à realidade do município e corrigir o valor venal dos imóveis”.  A nova base de cálculo, segundo o projeto, seguirá dois quesitos, o de terreno sem construção e de imóvel construído.

Apesar de continuar travado na Câmara, a polêmica entorno do projeto reascendeu nesta semana, após a possibilidade de realização de novas manifestações de populares contra o aumento. Diversos vídeos e áudios divulgados pelo WhatsApp mostram moradores de Francelinos, Satélite e Cidade Nova revoltados com o aumento, já que diversas ruas carecem de asfalto, captação pluvial e até mesmo saneamento básico. “Esse prefeito quer aumentar IPTU sem ao menos fazer o básico. Tem rua que está na terra, falta água, energia, saneamento. Que eu saiba o IPTU é revertido para o cidadão com essas melhorias, o que não tem sido feito”, destacou um internauta.

Em vídeo, um morador questiona para onde estão indo os recursos arrecadados pela prefeitura, “já que nenhuma melhoria tem sido vista nos últimos dois anos”. Já em outro áudio uma liderança comunitária destaca que se a população não for consultada sobre o aumento, que “irá convocar uma manifestação geral na Praça dos Três Poderes e, chamar a mídia local e nacional”.

Projeto da “Taxa do Lixo” travado

O também polêmico projeto da “Taxa do Lixo” proposto pelo prefeito Adônis, continua travado na Câmara e sequer foi discutido. Fontes ligadas à reportagem confirmaram que os vereadores estão analisando a proposta de fazer uma audiência pública, já que a proposta é vista como uma “afronta à população”. O clima é de apreensão entre os vereadores já que a população está revoltada e tem feito diversas manifestações após as últimas chuvas, cobrando melhorias nos serviços oferecidos pelo poder público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × 1 =