Mineração Usiminas e Prefeitura de Igarapé assinam

Termo de Intenções sobre Programa de Visitas à Pedra Grande

0
158

A Mineração Usiminas e a Prefeitura de Igarapé assinaram, nessa terça-feira (29), Termo de Intenções com foco na estruturação de um programa de visitas à Pedra Grande. Por meio do documento, que tem como signatários o diretor-presidente da companhia, Carlos Rezzonico, e o prefeito Arnaldo Chaves, a empresa e o Município assumem o compromisso de atuar em conjunto na criação de condições para acesso ao local de forma organizada e ambientalmente responsável.

O Termo de Intenções prevê a formação de um Grupo de Trabalho composto por representantes de ambas as partes para a realização de estudos, acompanhamento e gerenciamento de ações com foco na visitação, com objetivo turístico, à área onde está a Pedra Grande. Essa comissão será responsável por elaborar um plano e sinalizar os possíveis avanços em relação ao tema, considerando, sobretudo, as questões de segurança e sustentabilidade.

O monumento natural fica em área destinada à preservação ambiental pela empresa. No local, a Mineração Usiminas criou um banco espeleológico, para estudo e conservação das cavernas existentes e espécies que vivem nelas, além de desenvolver programas de proteção à fauna e flora nativas. 

A proposta é resultado do diálogo que tem sido constante entre a Mineração Usiminas e o Poder Público dos municípios com os quais a Pedra Grande faz divisa, Itatiaiuçu, Mateus Leme e Igarapé. O documento foi apresentado e entregue aos prefeitos das três cidades, para avaliação, em reunião no dia 1º de agosto.