‘Som, Câmera e Ação’ promove cinema ao ar livre em Mateus Leme 

0
220

Sábado (2/9), haverá noite de cinema ao ar livre em Mateus Leme. A partir das 20h, o projeto Som, Câmera e Ação exibe o curta-metragem “Congado: A fé que canta e dança”, produzido pelos alunos da iniciativa, na Praça da Matriz de São Sebastião, na comunidade de Azurita. A mostra é gratuita e conta com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Mateus Leme. Também, haverá apresentação da Guarda de Congo e Moçambique Nossa Senhora do Rosário de Azurita, que deu origem ao filme. 

O curta foi produzido pelos alunos, todos com mais de 45 anos, nas oficinas gratuitas de cinema ministrada pelo cineasta Cris Azzi. Na iniciativa, realizada pelo Instituto Morada Vivas, os participantes passaram, durante quatro dias, por uma imersão no audiovisual, vivenciando, em aulas teóricas e práticas, todos os processos da realização de um filme, desde a concepção da ideia até a elaboração do roteiro, montagem das cenas e gravações. 

Nessa segunda edição, o ‘Som, Câmera e Ação’ trabalhou com os alunos os “Saberes Tradicionais”. Em Mateus Leme, a temática inspirou uma homenagem ao congado, tradição no município. “As memórias e bagagens de vida são naturalmente incorporadas ao roteiro e transformadas em aventuras cinematográficas. Os alunos levam as suas subjetividades e histórias, as culturas dos lugares onde vivem, para dentro do filme e transformam esse legado em cinema”, comenta Cris Azzi, responsável pela orientação dos alunos. 

“É lindo de ver parte da história do munícipio ganhando vida nos telões, ajudando a perpetuar e a valorizar a cultura e o patrimônio local. E mais do que isso: priorizando a formação e democratizando o acesso à arte. Nos alegra apoiar uma inciativa como essa, que reforça a nossa atuação social em prol das pessoas e do desenvolvimento sustentável das comunidades”, afirma Fernanda Morais, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas. 

O filme “Origem do Sabor”, produzido pelos alunos da iniciativa em Igarapé, também será exibido na mostra. Posteriormente, os curtas serão disponibilizados no canal do Youtube do ‘Som, Câmera e Ação’.