Nível de reservatórios que abastecem municípios da região é o melhor de dezembro nos últimos três anos

0
645

Informações apuradas pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme apontam que volume dos reservatórios que fazem parte do Sistema Paraopeba, que abastece as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, é o melhor registro de dezembro nos últimos três anos. Segundo informações da Copasa, são ao todo, duzentos e trinta e oito milhões de metros cúbicos reservados para que a população possa fazer o uso neste final de ano.

Em 2020, o volume disponível era de 211 milhões de metros cúbicos. Em 2021, saltou para 226 milhões. Até o dia 14 de dezembro deste ano, na comparação dos dados da Copasa, o aumento foi de 12 milhões de metros cúbicos em relação ao ano passado e de 17 milhões em relação ao ano retrasado.

“Estamos vindo de dois anos em que as chuvas estão vindo com um volume maior e as vezes até acima da média histórica. É isso que contribui para o aumento dos nossos reservatórios e dá um fôlego principalmente para o período mais seco do ano, entre março e setembro”, disse o Superintendente da Unidade Metropolitana da Copasa, Sérgio Neves.

As represas

O Sistema Paraopeba é formado por três grandes represas. A represa Serra Azul, localizada em Juatuba, a de Rio Manso, em Brumadinho e a Várzea das Flores, que fica no limite das cidades de Contagem e Betim. De acordo com a Copasa, os municípios de Juatuba, Mateus Leme são abastecidos com a água desse sistema. Além das duas cidades, em média mais de 3,5 milhões de pessoas recebem a água dos reservatórios.

As aferições da Copasa nos últimos dias mostram que a represa Serra Azul, em Juatuba conta com 95,2% de sua capacidade; a represa Rio Manso, em Brumadinho, com 87,5%; a Várzea das Flores, está em 62%, totalizando a capacidade do Sistema Paraopeba em 86,3%.

“A gente mantém esse nível mais baixo para que a represa tenha uma maior capacidade de reter o volume da água da chuva e retardar o máximo possível o vertimento”, explica o superintendente da Copasa.

Capacidade “tranquila”

No início do ano, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme realizou uma pesquisa para saber como estava o nível do reservatório da Copasa, em Juatuba. Uma aferição realizada pela companhia em 10 de fevereiro, constatou que o reservatório de Serra Azul, tinha atingido sua capacidade máxima, ou seja, 100%.

À época a reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Companhia, questionando sobre a estabilidade da Barragem, e também sobre a existência de algum laudo que garanta a segurança do dique, e de acordo com a COPASA, “a barragem é perfeitamente segura”.

Em nota a Companhia informou que o reservatório do Sistema Serra Azul possui Plano de Segurança de Barragem e Declaração de Estabilidade. A companhia esclareceu ainda que o monitoramento da barragem é realizado conforme metodologia específica e dentro das melhores práticas do setor. Portanto, neste fim de ano, como ainda faltam cerca de 5% para atingir seu limite máximo, a métricas estão dentro dos níveis já auferidos em janeiro e fevereiro de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 − três =