Nota fiscal eletrônica passa a ser obrigatória para MEI

0
397

A partir desta sexta-feira (1º), os Microempreendedores Individuais (MEI) terão a obrigação de emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) no padrão nacional. Essa mudança segue a Resolução nº 169/22 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) e se aplica aos MEI que prestam serviços para pessoas jurídicas em todo o país.

A NFS-e começou a ser emitida por MEIs prestadores de serviços a partir de janeiro deste ano. O governo federal destaca que essa padronização não apenas reduzirá a burocracia e beneficiará a administração federal, mas também tornará a vida dos contribuintes mais fácil.

O Sebrae, que oferece suporte aos empreendedores durante esse processo, também apoia essa iniciativa. As novas funcionalidades para o cadastro do MEI tornam o processo mais simples, incluindo a integração da plataforma do governo federal na emissão da NFS-e.

Além disso, a emissão da NFS-e foi simplificada. Agora, o empreendedor só precisa fornecer três informações para gerar sua nota. Essas mudanças são acessíveis tanto em navegadores quanto em dispositivos móveis na versão Mobile.

Para os usuários da versão Mobile, uma nova funcionalidade foi desenvolvida para permitir a geração do Documento Auxiliar da NFS-e (DANFSE) em formato PDF, com a opção de compartilhar o documento.