Pelo segundo ano consecutivo Mateus Leme e Juatuba restringem comemoração do Corpus Christi

0
379

Tradicional nas cidades de Mateus Leme e Juatuba, a comemoração do Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira, sessenta dias depois da Páscoa, quando a comunidade católica, cria belíssimos tapetes no entorno da Igrejas. A expressão Corpus Christi vem do latim, com o significado de “Corpo de Cristo”. A celebração foi criada em referência ao sacramento da eucaristia, do corpo e do sangue e, à morte e ressureição e acontece em referência à Última Ceia e à recomendação de Cristo de consumir pão e vinho em sua memória. Os católicos acreditam que, durante a eucaristia, ocorre algo conhecido como transubstanciação, ou seja, que após serem consagrados pelo padre, pão e vinho tornam-se em essência na carne e no sangue de Jesus Cristo.

Pelo segundo ano consecutivo a tradicional celebração nas duas cidades será realizada de forma restrita, por causa da pandemia da Covid-19 e os longos e coloridos tapetes estendidos nas ruas, feitos por artistas e amadores de todas as idades, não farão parte da celebração.

Em conversa com o Jornal de Juatuba e Mateus Leme, Frei Ismail de Miranda, pároco da Paróquia de São Sebastião em Juatuba, contou que as festividades do Corpus Christi, na próxima quinta-feira (3), estarão limitadas às celebrações de missas nas 18 comunidades do município, algumas adorações e momentos de benção do santíssimo. De acordo com Frei Ismail, as missas serão restritas a um pequeno número de pessoas, como tem acontecido nas fases mais restritivas da pandemia. Também não ocorrerão carreatas e procissões pelas ruas da cidade, como foi feito ano passado. “O sentimento é que realmente é um momento delicado, pois é uma tradição religiosa, um dia em que a igreja se alegra e não vamos poder comemorar da forma como sempre comemoramos. Mas, temos tentado lembrar a data da melhor forma possível, inclusive através das plataformas online, e este ano, teremos a ajuda de mais quatro Freis para nos ajudar”, pontua.

Já o padre Daniel Leão, da Paróquia de Santo Antônio em Mateus Leme, afirmou que as comemorações começam neste sábado, com a integração da trezena dos padroeiros, Santo Antônio e São Sebastião. Na quinta-feira, dia em que se comemora Corpus Christi, haverá celebração na Matriz, às 7h, com carreata após a missa saindo do centro para as comunidades da paróquia; às 15h, a missa se repete na Matriz e no mesmo horário de forma simultânea, ocorrerá outra missa e depois carreata, na comunidade de Sítio Novo. Já às 19h, a missa será novamente na Matriz, dentro da Trezena de Santo Antônio. Ainda de acordo com o padre, as celebrações serão feitas presencialmente, se não houver restrições até a data de realização, mas também serão exibidas de forma online nas plataformas digitais da paróquia. “A festa de Corpus Christi tem o sentido de divulgar a eucaristia, que é o centro da fé dos católicos. Vamos levar o santíssimo para as ruas para reforçar essa devoção. Este ano, tenho a gratidão ainda maior em poder fazer essa comemoração novamente, mesmo com a presença limitada de nossos fiéis”, revela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 + nove =