O projeto Literatura Acessível, apresentado e patrocinado pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, passou por Itaúna nestes últimos dias de setembro e agora será a vez de Mateus Lema receber o projeto, que desembarca na cidade, no próximo dia 4 de outubro.
De acordo com a empresa, escolas municipais de Mateus Leme receberão a iniciativa, que tem como objetivo a inclusão e democratização do acesso à leitura e literatura para pessoas com deficiência ou necessidades específicas no ato de ler – disléxicos, pessoas cegas ou com baixa visão, surdos e autistas.
O “Literatura Acessível” é vencedor do prêmio Unesco-Confúcio de Literatura, que valoriza iniciativas de promoção da leitura para crianças e jovens fora do currículo escolar padrão.
Cada unidade de ensino vai receber, gratuitamente, coletâneas com livros que reúnem braille, pictogramas e versão em Libras e audiodescrição.
Fabrício Ligiero, produtor cultural do ‘Literatura Acessível’, reforça a atuação do projeto e reconhece a força do apoio vindo da Mineração Usiminas. “É muito bom vermos uma empresa como a Mineração Usiminas apoiando e patrocinando uma ação que fala e promove esse tema tão sensível e tão importante para o ser humano, que é a acessibilidade e a inclusão”, declara.