Secretaria de Saúde anuncia melhorias no atendimento da UPA de Mateus Leme

0
837

No início do mês o Jornal de Juatuba e Mateus Leme trouxe reportagem denunciando o desrespeito com a população e o verdadeiro descaso com a saúde na Unidade De Pronto Atendimento Tiago Cardoso, em Mateus Leme. De acordo com os usuários, a superlotação é frequente e a demora no atendimento chega a ser de quase quatro horas de espera.

Após as diversas críticas, os vereadores se reuniram com o Secretário Municipal de Saúde e ao Diretor da UPA nesta semana para mostrar os principais problemas da unidade e as reclamações dos usuários do SUS.

Estiveram presentes no encontro o Secretário Municipal de Saúde, Bruno Diniz, o Coordenador da Upa, Gustavo Machado e os vereadores Pretinho do Hospital, Paulo César, Lucio Madureira, José Ronaldo e Adelaide Siqueira.

Os vereadores apresentaram aos gestores da Saúde diversas reclamações dos pacientes referente à demora no atendimento na Upa e ainda revelaram que os profissionais só agilizam o atendimento após os parlamentares ligarem para o Secretario de Saúde ou Coordenador da Upa para reclamar sobre o fato. Outra reclamação apresentada, também diz respeito à demora na troca de plantões dos médicos, que acaba atrasando o atendimento.

A preocupação exposta pelos vereadores diz respeito inclusive ao péssimo atendimento na UPA nas festas de fim de ano que se aproximam.

Contestando as reclamações, o Secretário de Saúde, Bruno Diniz, informou que “85% dos atendimentos da UPA são de usuários que não deveriam estar na UPA, e que além da unidade, existe também o Hospital Santa Terezinha, que é outra porta de entrada para a urgência”.

O dirigente da pasta informou ainda que foi realizada a contratação de um Médico Horizontal, que faz a visita aos pacientes internados, que alimenta as informações dos pacientes no SUSFACIL e faz intercambio entre o Hospital Santa Terezinha e outros hospitais para transferências dos pacientes internados.

“Além da contratação de médicos foram feitas também mais contratações de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para amenizar os problemas, foi realizado recentemente um convenio com a PUC e Unifenas para estagio de profissionais médicos. E será realizado um trabalho de conscientização com a população sobre o Protocolo de atendimento da UPA”, pontua Secretário, atribuindo os problemas existentes ao grande rodizio de médicos nas UBS, “mesmo Mateus Leme tendo um dos melhores salários pagos da região”.

Coordenador da UPA

O Coordenador da UPA, Gustavo Machado explicou que quando as Unidades de Pronto Atendimento foram criadas pelo Ministério da Saúde, o objetivo das Unidades era para desafogar os hospitais, que a do Município é do TIPO I e faz atendimento como fosse do TIPO III. “Em média são realizados 170 atendimentos por dia e destes atendimentos, 80% são da classificação azul, verde e branco, de acordo com o Protocolo Manchester, que define a prioridade qualificando a gravidade do paciente”.

Segundo ainda o coordenador, os atendimentos são realizados por dois médicos dia e dois à noite, e ainda conta com o apoio do médico horizontal. Gustavo justifica que quando há demora no atendimento, ele mesmo procura pelos médicos e cobra pelo atendimento, mas que o grande número de acompanhantes, ajuda a tumultuar os procedimentos. “Irei orientar a portaria para dar informações aos pacientes e acompanhantes quando os médicos estiverem em atendimento de Urgência/Emergência, para que eles aguardem estes atendimentos”.

Sobre a reclamação da demora da troca de plantões, o profissional informou que a da enfermagem é realizada às 18h e dos médicos às 19h, para que não haja tanto atraso no atendimento dos pacientes.

Perguntados se há alguma proposta para melhorar o Atendimento da UPA, tanto o secretário de Saúde, quanto o coordenador informou que será realizada no próximo ano toda a revitalização da Unidade e também será proposta parceria com outras Instituições de Saúde como Hospital das Clinicas e Santa Casa, para recebimento de pacientes, facilitando assim as transferências.

Outras melhorias

Os vereadores cobraram também a aquisição de um aparelho de Ultrassom para a UPA e a compra de uma ambulância para o Distrito de Serra Azul, onde muito ajudará no transporte de pacientes para a UPA, agilizando o atendimento destes pacientes. Os parlamentares cobraram também que fosse contratado mais um médico para o turno do dia, totalizando três profissionais, além de manter os dois à noite.

Outra reclamação que será resolvida segundo os gestores da Saúde, diz respeito a uma obra de drenagem de água que fica escoando em frente a UPA causando transtorno aos usuários. Bruno Diniz anunciou em primeira mão aos vereadores que o prefeito pretende fazer a ampliação da UPA ainda neste mandato, no entanto, a obra depende de desapropriação de terreno em torno da Upa e também de um projeto onde será construída a Base do SAMU, que hoje está alocada em um imóvel alugado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

sete + 19 =