Juatuba vai comemora 30 anos de emancipação política com festa de baixo investimento
Há 30 anos, no dia 27 de abril, foi oficializada a emancipação política de Juatuba, data em que o município se desmembrou de Mateus Leme. O povoado iniciou-se em torno da estação ferroviária da antiga Rede Mineira de Viação e o primeiro registro de habitação da região está relacionado ao ciclo do ouro. Os bandeirantes, Fernão Dias Pais, Mateus Martins Leme, Borba Gato e outros, vindos de Ouro Preto e Mariana, enfrentaram as dificuldades de atravessar o Rio Paraopeba e fundaram os povoados de Mateus Leme e Esmeraldas.
Apesar da pandemia estar controlada, as dificuldades econômicas advindas da crise financeira gerada pela Covid-19 e as fortes chuvas que castigaram a cidade há pouco mais de três meses, são os motivos para que as comemorações sejam tímidas.
A prefeitura anunciou shows nos dias 28 e 29 de abril. No primeiro dia, às 20h30, quem se apresenta é a banda “Chama Chuva”; e no segundo dia de festa, às 18h os juatubenses vai assistir apresentações com cantores selecionados para a semifinal do Canta Juá e, na sequência, show de Saulo Laranjeira.
Quase 400 críticas
A insatisfação dos cidadãos em relação às festividades de aniversário da cidade ficou visível nas redes sociais. Muitas considerações, comparações e descontentamento. Um internauta foi enfático: “festa de aniversário de Juatuba já teve grandes cantores como Paula Fernandes, Zé Ramalho, Guilherme e Santiago. Mas comemorar 30 anos com Chama Chuva é brincadeira”, disse João Rodriguez.
Outros internautas também questionaram o local escolhido para as apresentações, em frente à policlínica.
Sem confirmação
No Facebook foram quase 400 críticas ao evento e em diversos grupos de whatsApp foi publicado um vídeo do Cantor Zé Vaqueiro afirmando que se apresentaria em Juatuba, no entanto, a prefeitura não confirmou a apresentação. A reportagem procurou a prefeitura para saber sobre o fato, mas até o fechamento desta edição, não obteve resposta.